Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministério publica portarias de reconhecimento de cursos
Início do conteúdo da página
Celpe-Bras

Divulgado resultado da seleção do Certificado de Proficiência

  • Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017, 14h11
  • Última atualização em Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017, 14h11

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 20, o resultado da segunda edição do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2017. As provas foram aplicadas de 17 a 19 de outubro, em 27 postos no Brasil e 55 no exterior, envolvendo, ao todo, 4.159 participantes.

A comprovação da certificação, com respectivo nível de proficiência obtido, é realizada por meio da certidão eletrônica emitida na página do Celpe-Bras. No mesmo local, a certidão pode ser validada no botão “Confirmação de Autenticidade” por protocolo eletrônico, caso necessário. Este documento tem validade perante instituições nacionais e estrangeiras, bem como a via original ou a cópia autenticada da publicação do resultado final do exame no DOU.

O Celpe-Bras é destinado a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja o português. Também podem concorrer aqueles que já têm o certificado e pretendem alcançar um nível de proficiência mais alto. São quatro níveis de proficiência. Para obter o certificado, o participante deve alcançar, na parte escrita e na oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência em cada parte é diferente, prevalece o menor resultado.

A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas e em uma interação face a face; ambas exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa possíveis de ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português.

Clique aqui para acessar o resultado.

Os procedimentos de comprovação podem ser acessados na página do Celpe-Bras.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página