Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Crianças terão de ir à escola a partir do 4 anos de idade
Início do conteúdo da página
Educação básica

Escolas públicas podem acessar resultados preliminares do Saeb a partir de domingo

  • Sexta-feira, 29 de maio de 2020, 14h13
  • Última atualização em Sexta-feira, 29 de maio de 2020, 14h56

Sistema só pode ser acessado pelo representante legal de cada unidade escolar


Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai abrir a consulta aos resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, no próximo domingo, 31 de maio, às 18 horas. Os representantes das mais de 70 mil escolas públicas participantes podem acessar as informações e apresentar recursos até 15 de junho.

Para visualizar os resultados, é preciso fazer um cadastro no sistema eletrônico da avaliação. De acordo com o Inep, até a manhã desta sexta, 29 de maio, 74% dos representantes das escolas públicas já estavam inscritos na plataforma on-line.

Apenas um representante por instituição de ensino pode se cadastrar no Sistema Saeb, que foi reformulado e, por isso, mesmo quem já possuía um cadastro precisa renová-lo. Quase todas as escolas do Distrito Federal, Alagoas e Sergipe já foram cadastradas.

Durante o período de vigência das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Inep articulou uma parceria com interlocutores das secretarias de Educação dos estados e Distrito Federal para reforçar a disseminação de informações para os diretores das redes de ensino, que tem se mostrado fundamental no cenário de distanciamento social.

Na última edição, o Saeb contou com a participação de 7,6 milhões de estudantes matriculados em 291 mil turmas em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do país. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divulgação tanto do Ideb quanto do Saeb deve ocorrer no segundo semestre.

Avaliação – O Saeb permite avaliar a qualidade da educação oferecida no país, bem como fornece insumos para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais.

Neste mês, o MEC lançou a nova versão do Saeb. A prova será anual e aplicada para todos os anos e séries a partir do 2º ano do ensino fundamental. A ideia é trazer resultados com mais agilidade, informações mais precisas e por escola, para conseguir realizar intervenções pedagógicas em um espaço mais curto de tempo.

O novo Saeb traz o chamado Enem seriado. Nele, as provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada para acesso ao ensino superior. Os estudantes que fizerem a prova da 1ª série em 2021 já estarão concorrendo a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023. O Enem tradicional não deixará de existir. O Enem seriado é apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior. O Enem tradicional continuará a ser aplicado normalmente, nas versões impressa e digital.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Assunto(s): saeb , Inep , educação básica
X
Fim do conteúdo da página