Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cefet-MG forma trabalhadores para a construção civil
Início do conteúdo da página
TV Escola

Graduação e mercado de trabalho são destaques na Hora do Enem

  • Segunda-feira, 18 de dezembro de 2017, 11h26
  • Última atualização em Segunda-feira, 18 de dezembro de 2017, 11h26

O programa Hora do Enem, produzido e exibido pela TV Escola, traz mais uma semana com boas atrações. Na edição desta segunda, 18, o destaque da série sobre universidades, graduação e mercado de trabalho traz como convidados os professores Gustavo Porto de Melo, que leciona astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Eduardo Alentejo, que dá aulas de biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Eles falam sobre o dia a dia dos cursos e analisam o mercado de trabalho atual.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) são os focos do programa de terça, 19. Pela Ufam, fala o professor Ary Alves, que apresenta a área de odontologia da instituição. Já a professora Elisa Van Eyken discorre sobre sua área de atuação na IFRJ, a fisioterapia. Os educadores contam detalhes dos conteúdos exigidos nas graduações, falam de suas trajetórias pessoais na formação e da chegada ao ambiente profissional.

 Medicina veterinária e serviço social são os temas apresentados no programa de quarta-feira, 20. Sobre essas duas áreas, falam respectivamente as professoras Miliane Souza, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Rafaela Ribeiro, da UniRio. Estudantes dos dois cursos dão depoimentos sobre o cotidiano da graduação e falam das expectativas com o mercado de trabalho.

 Já na quinta-feira, 21, geografia e oceanologia aparecem como destaque de Hora do Enem. Os entrevistados são Karla Faria, professora de geografia da Universidade Federal de Goiânia (UFGO), e Maurício Camargo, da área de oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Será mostrado um painel amplo das duas graduações, com uma explanação sobre o que os estudantes podem esperar dos cursos.

Sexta-feira é dia de um programa exclusivo, que traz como convidado Artur Ávila, jovem brasileiro ganhador da medalha Fields, considerada o “Prêmio Nobel” da matemática. Em um bate-papo descontraído com Land Vieira, ele fala sobre a responsabilidade de conquistar o prêmio, a importância da divulgação científica, sua pesquisa sobre sistemas dinâmicos e a importância de aprender matemática para desenvolver um olhar crítico.

Hora do Enem vai ao ar de segunda a sexta-feira às 7h, às 13h e às 18h.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página