Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
TV Escola

Obesidade infantil é tema do programa Salto para o Futuro

  • Quarta-feira, 18 de abril de 2018, 10h44
  • Última atualização em Quarta-feira, 18 de abril de 2018, 10h44

Um dos problemas de saúde pública mais preocupantes atualmente, a obesidade infantil, será o tema da próxima edição do programa Salto para o Futuro, nesta quarta-feira, 18, às 20h, na TV Escola. A escolha da matéria não acontece por acaso, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS), em seu estudo mais recente de outubro de 2017, apontou um total de 124 milhões de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo.

No Brasil, 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos são considerados obesos, de acordo com os critérios adotado pela OMS para classificar a obesidade infantil. Um motivo a mais de preocupação, já que o levantamento também indicou uma elevação dos índices da doença nos países de baixa e média renda. No mundo, os dados mostraram que em apenas quatro décadas o número de crianças e adolescentes obesos saltou de 11 milhões para 124 milhões.

A pesquisa da OMS advertiu, ainda, que outros 123 milhões de crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 5 e 19 anos, já apresentam excesso de peso e a incidência é um pouco maior entre meninos: para cada grupo de cem existem oito meninos, enquanto que entre as meninas esse número fica em torno de seis. Segundo a OMS, uma pessoa é considerada obesa quando o Índice de Massa Corporal (IMC) está acima de trinta. O IMC é resultado de um cálculo que considera peso, altura e idade.

Diante dessas estatísticas, as causas da doença e as medidas para evitar que crianças, adolescentes e jovens se tornem obesos são o foco desta edição do programa da TV Escola. Para debater o assunto, os convidados são Cláudia Valéria Cardim, professora do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e o médico Cid Pitombo, especialista em cirurgia bariátrica.

Os debatedores defendem que a obesidade infantil precisa se tornar uma preocupação de toda a sociedade. “Pela primeira vez na história, a obesidade infantil tem crescido junto com a de adultos”, alerta Cid Pitombo. Para a professora de nutrição Cláudia Cardim, é preciso “repensar nacionalmente os sistemas alimentares, principalmente as políticas públicas”.

Apresentado pelos jornalistas Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, o programa Salto para o Futuro é exibido todas as quartas, às 20h, pela TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação. A programação pode ser conferida em tempo real pela internet ou pelos aplicativos.

Confira a programação da TV Escola em tempo real

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página