Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Novo ministro é recebido pelos servidores do MEC e assegura prioridade às políticas públicas atuais
Início do conteúdo da página
TV Escola

Hora do Enem aborda questões de geometria nesta semana

  • Sexta-feira, 27 de abril de 2018, 20h54
  • Última atualização em Sexta-feira, 27 de abril de 2018, 20h55

A prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composta de 27% de questões que envolvem geometria, grandezas e medidas. São perguntas que exigem conhecimento sobre ângulos, polígonos, trigonometria e prismas, entre outros. Por isso, no programa Hora do Enem desta semana, o ponto de partida da aula do professor Rodrigo Sacramento será uma questão de geometria aplicada na prova de 2017. O programa vai ao ar todos os dias na TV Escola, às 7h, 13h e 18h.

Na segunda-feira, 30, além da questão sobre geometria, a pesquisadora e designer Rita Wu, que fala sobre a cultura maker. Já ouviu falar em barco hacker? Ou já pensou em construir o seu próprio drone? Pois é sobre isso e outras coisas que ela vai falar.

Na terça-feira, 1º de maio, a questão do espaço público e dos direitos coletivos a partir do pensamento de Aristóteles, filósofo sempre presente no exame, é tema do programa que contará com a participação de Marisa Lopes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O Professor Paulo Andrade revisa duas questões do Enem sobre Jürgen Habermas e a importância do espaço público e do debate coletivo.

O professor Carlos Belém vai falar sobre intepretação de texto na quarta-feira, 2. Para completar, o programa apresenta a história do professor Cleiton Sousa, da Unilab. Ele não falava nada de espanhol e teve que aprender o idioma em poucos meses para fazer o doutorado em química na Espanha.

Ecologia é o tema das questões do Enem de 2017 resolvidas pelo professor Rafael Cafezeiro, na quinta-feira, 3. Em seguida, veja um papo sobre foco e organização nos estudos com a estudante Renata Jaine. Ela conta como conseguiu passar para ciências biológicas com bolsa integral com a ajuda de um pré-vestibular social.

Sexta-feira, 4, é dia de discutir o repertório sociocultural, um elemento fundamental para pontuar na competência 2 da redação do Enem. Por isso, os professores Juliana Rettich e Guilherme Mattos dão dicas para todo mundo ficar craque no assunto.

Além da exibição diária na TV Escola, o programa também pode ser assistido em tempo real na página da TV Escola na internet. Todos os episódios estão disponíveis no canal da TV Escola no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): tv escola , Hora do Enem
X
Fim do conteúdo da página