Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Henrique Sartori assume a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior
Início do conteúdo da página
TV ESCOLA

Hora do Enem traz Santos Dumont, Machado de Assis e biogeografia

  • Sexta-feira, 18 de maio de 2018, 16h37
  • Última atualização em Sexta-feira, 18 de maio de 2018, 19h14

O que há em comum entre a geometria e Santos Dumont? Talvez imaginar o estudo do espaço e das figuras que ocupam? Se você ficou na dúvida, terá uma boa oportunidade de saber mais sobre o tema na próxima edição do programa Hora do Enem, que será exibido na próxima segunda-feira, 21.

Mas se você pensou que o programa tratará do pai da aviação, enganou-se. O destaque da apresentação será o computador mais rápido da América Latina, batizado com o nome do aviador brasileiro. Quem contará tudo sobre a supermáquina será o pesquisador Fabio Porto, do Laboratório Nacional de Computação Científica. Ele terá a companhia do professor Cleber Neto, que resolverá a questão 142 do Caderno Azul, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, sobre geometria.

Outro tema tratado durante a semana será a biogeografia, área de conhecimento que mistura Ciências Humanas e da Natureza. Na próxima terça-feira, 22, o convidado para falar sobre o assunto é o especialista Alexandro Solórzano. Já o professor Diomário Junior resolverá a questão 52 do exame do ano passado, sobre segregação socioespacial.

Considerado um dos mestres da literatura brasileira, Machado de Assis será outro tema da semana no Hora do Enem. O escritor inspirou muita gente a pesquisar e estudar sobre sua obra, como Silviano Santiago, crítico e especialista em Machado de Assis, que no programa de quarta-feira, 23, desvendará os mistérios dos personagens clássicos criados pelo escritor. O professor Luiz Herculano participará da exibição e revisará uma questão do Enem sobre Machado de Assis, que foi primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Na quinta-feira, 24, é a vez do Hora do Enem tratar das Ciências da Natureza, com abordagens sobre citologia, fisiologia e um supercientista, como destaques. O professor Rafael Bandeira revisará questões dos exames anteriores sobre células. Já o neurocientista Stevens Rehen, pioneiro nas pesquisas de células-tronco no Brasil, abordará os estudos mais recentes nessa área.

A última edição da semana revela uma tema chocante, porém atual: a automutilação entre os jovens e o aumento do número de casos de suicídio entre adolescentes. No programa que será exibido na sexta-feira, 25, o professor Bernardo Moura debaterá o tema, com esclarecimentos importantes para os estudantes e dicas para um bom desempenho na redação.

O programa Hora do Enem é exibido de segunda a sexta, às 7h, na TV Escola – canal de televisão do MEC. Quem não conseguir assistir no primeiro horário, pode acompanhar as reapresentações, às 13h e 18h. Comandado por Land Vieira, a atração tem, ainda, maratonas aos sábados, às 13h, e aos domingos, às 6h. Se você preferir, pode assistir em tempo real no portal da TV Escola e também no canal da emissora no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): MEC , Enem , programa , literatura , hora , geometria
X
Fim do conteúdo da página