Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > PNE prevê maior participação dos pais nas escolas públicas
Início do conteúdo da página
TV Escola

Rede Escola fala sobre próteses robóticas, circo e Clarice Lispector

  • Quinta-feira, 16 de agosto de 2018, 11h00
  • Última atualização em Quinta-feira, 16 de agosto de 2018, 11h05

O trabalho inovador de um grupo de alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) é um dos destaques desta sexta, 17, às 19h, do programa Rede Escola, produzido e exibido pela TV Escola, emissora vinculada ao MEC. Os estudantes criaram o projeto Rede Acadêmica de Cibernética e Humanidades, que desenvolver próteses de baixo custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecer aos usuários.

O Brasil registra anualmente cerca de 80 mil casos de amputação por motivos de acidente ou doença. O SUS não consegue atender a demanda da população, em especial com próteses robóticas, que são importadas e caras. O protótipo da turma da UFF já se encontra em fase de testes.

 Outro destaque da edição de sexta de Rede Escola é uma reportagem com a Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro. Criada em 1982, a instituição vem formando talentos ao longo de todo esse tempo. A matéria aborda a arte que é praticada há cerca de mil anos por quase todas as civilizações antigas, que transmitem esses ensinamentos de geração em geração.

Em Brasília, o programa visitou o Coletivo da Cidade, projeto que desenvolve atividades educativas e artísticas, promovendo suporte para cerca de 200 crianças e adolescentes de áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No Coletivo, os jovens desenvolvem conhecimento e habilidade para a realização de projetos pessoais futuros e percepção do próprio protagonismo.

Ainda na edição de sexta, Rede Escola apresenta um especial sobre Clarice Lispector, escritora que é uma forte referência do Brasil na literatura mundial. Embora nascida na Ucrânia, ela veio para o Brasil ainda criança e desenvolveu uma forte identificação com nossa cultura, especialmente com o Rio de Janeiro, onde passou a maior parte de sua vida. Convidada do programa a biógrafa Teresa Montero fala sobre a obra de Clarice.

Rede Escola, apresentado por Eliane Benício e Ernesto Xavier, vai ao ar pela TV Escola todas as sextas-feiras, às 19h, com reapresentações aos sábados (16h), domingos (12h) e segundas-feiras (12h30). Os episódios também estão disponíveis no portal da TV Escola e no canal da emissora no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): tv escola , literatura , Rede Escola
X
Fim do conteúdo da página