Programa Salto para o Futuro discute a educação midiática
Conteúdos audiovisuais estão cada vez mais presentes na sala de aula e, para alguns especialistas na área, essa dinâmica educacional é importante para a ampliação do conhecimento dos estudantes. No Salto para o Futuro desta quarta-feira, 7, o tema são os desafios e as conquistas da educação midiática.
No ar às 20h pela TV Escola, o programa traz como convidados o professor da Universidade de São Paulo Ismar Soares, que também é presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom); e Regina de Assis, diretora de Educação, Cultura e Comunicação da TV Escola. Eles falam sobre como o trabalho com as mídias pode contribuir para que estudantes e professores avancem na apropriação das diferentes linguagens.
“Não é a mídia pela mídia, mas a mídia para resolver uma questão, uma carência de determinado espaço”, resume Ismar Soares. Regina de Assis, por sua vez, lembra que a integração das novas tecnologias no ambiente escolar traz contribuições positivas para os estudantes e para o processo de construção da cidadania. “Trabalha todos os aspectos emocionais, afetivos e cognitivos a partir das múltiplas formas de linguagem”, explica.
Ainda na edição desta quarta-feira, o programa mostra uma reportagem sobre o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, que acontece em São Paulo na próxima semana e tem, entre os temas principais de sua pauta, a educação midiática.
Com apresentação de Barbara Pereira e Murilo Ribeiro, Salto para o Futuro é exibido todas as quartas-feiras, às 20h, na TV Escola. Os episódios integrais também estão disponíveis no site oficial da emissora, no canal do YouTube e no aplicativo, que pode ser baixado nas lojas virtuais.
Assessoria de Comunicação Social