Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Tempo integral estimula criatividade do professor e novos projetos enriquecem ensino
Início do conteúdo da página
TV Escola

Rede Escola destaca Ciência em ações do Colégio Pedro II

  • Quinta-feira, 25 de julho de 2019, 19h36
  • Última atualização em Quinta-feira, 25 de julho de 2019, 19h36

O Rede Escola desta semana está de olho na Ciência. O programa foi até o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, para mostrar o interesse dos alunos do ensino médio pela Ciência. Foi possível conhecer o Projeto de Iniciação Científica (PIC) desenvolvido pela instituição em parceria com o Museu Nacional do RJ.

O Rede Escola conversou com o cientista brasileiro Ivan Paulino Lima. Ele desenvolve para a NASA um importante trabalho de pesquisa sobre a influência da atmosfera de Marte sobre micro-organismos, uma importante etapa para a colonização do Planeta Vermelho.

A equipe do programa em Brasília, no Distrito Fedetal, foi até a região de Taguatinga, distante 25 quilômetros da Capital. O Conselho Regional de Educação da cidade promove uma série de ações socioculturais para crianças que vivem em locais de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Professores e educadores são convidados a participar do projeto, que leva meninos e meninas carentes para cinemas, teatros, exposições ou parques de diversão.

O programa também destacou duas profissões importantes para a educação: a de escritor e a de profissionais de Libras. No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Escritor. O programa ouviu a escritora de livros didáticos Flávia Cortez, que falou, entre outras coisas, sobre a importância da leitura desde a primeira idade.

A semana também é marcada pela comemoração do Dia Nacional do Profissional Intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, na data de 26 de julho. O intérprete de Libras é o canal direto da comunicação entre surdos e ouvintes.

A Libras foi criada junto com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a partir de uma mistura entre a língua francesa de sinais e de gestos já utilizados pelos surdos brasileiros, em 1857. Em 2002, a língua brasileira de sinais foi finalmente reconhecida como língua oficial do Brasil.

O Rede Escola é apresentado em episódios inéditos toda sexta, às 19h. Reapresentações no. sábado, às 16h; domingo, às 12h; e segunda, às 12h30. Para rever os episódios anteriores, a playlist completa está disponível no portal da TV Escola, no aplicativo e no canal da emissora no YouTube.

Assessoria de comunicação social, com informações da TV Escola

X
Fim do conteúdo da página