Rede Escola desta semana destaca robótica, K-Pop e teatro
No Rio, escolas inserem coreano no currículo; em Brasília, alunos encenam Dom Quixote
O Rede Escola vem com uma programação variada nesta semana. O programa aborda robótica na educação, a onda do K-Pop — estilo musical sul-coreano que tem feito sucesso ao redor do mundo — e peças de teatro sobre a Tabela Periódica e sobre Dom Quixote. É um passeio que engloba desde um clássico escrito no século 17 até temáticas contemporâneas.
Tecnologia – A equipe de robótica é da Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro (PUC-RJ). O trabalho na capital fluminense tem alcançado reconhecimento internacional. No Rio, o programa conversou com Marco Antônio Meggiolaro, professor da instituição, e com Rosa Maria Viccari, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre essa nova fase da robotização na educação.
Ainda sobre tecnologia, o professor Walmir Cardoso aborda a descoberta de esqueletos de pessoas que viveram na Idade Média, encontrados durante reforma da Galeria de Arte de Aberdeen, na Escócia. Ele analisa a importância da tecnologia forense na reconstituição física dos esqueletos.
Música – Uma onda coreana invadiu o mundo: o K-Pop, um estilo musical altamente dançante e que conquistou adeptos em todos os continentes. Surfando nessa onda, escolas públicas do Rio de Janeiro introduziram a língua coreana em seu currículo didático. E o K-Pop serve como incentivo para que alunos aprendam a língua de uma das potências econômicas do mundo.
Teatro – A professora Maria Olivia bolou uma maneira diferente de comemorar os 150 anos da Tabela Periódica de Dmitri Mendeleev: escreveu uma peça sobre o assunto, reuniu seus alunos, que ensaiaram e apresentaram para pais e professores da Fundação Osório, no Rio de Janeiro. A peça faz parte do Projeto Cultural Kinokult, criado pela docente em 2016.
A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) convidou escolas de 23 países membros para encenarem o clássico Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Com um diferencial: a peça teria que ser adaptada respeitando-se a realidade de cada país. A reportagem vai mostrar o trabalho dos alunos do Centro Educacional 416, de Santa Maria, no Distrito Federal.
O Rede Escola é apresentado em episódios inéditos toda sexta, às 19h. Reapresentações no sábado, às 16h; domingo, às 12h; e segunda, às 12h30. Para rever os episódios anteriores, a playlist completa está disponível no Portal da TV Escola, no aplicativo e no canal da emissora no YouTube.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da TV Escola