Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Reunião de coordenadores indígenas começa nesta terça
Início do conteúdo da página
Trilhas da Educação

Em Brasília, alunos participam de blitz de prevenção de incêndios florestais

  • Sexta-feira, 05 de julho de 2019, 13h08
  • Última atualização em Terça-feira, 09 de julho de 2019, 15h15

Uma escola no Jardim Botânico, bairro nos arredores de Brasília, produziu uma cartilha de prevenção de incêndios florestais. Mascarados de animais, alunos participaram de uma blitz educativa na entrada principal da região, orientando e disseminando as boas práticas de conservação da natureza e proteção dos animais. A ação é uma iniciativa da administração do Jardim Botânico de Brasília, parque da região ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal.

A ação teve a participação de 50 alunos da Escola Classe do Jardim Botânico. O objetivo: alertar a população sobre o uso correto de restos de lixo e poda, além dos cuidados nas queimadas. O bairro abriga o Jardim Botânico de Brasília, um dos parques mais relevantes da capital federal.

A blitz de conscientização está em sua quarta etapa, sendo esta a segunda com participação da escola. Os veículos que trafegavam pelo local foram parados pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e as equipes entregavam os folhetos com recomendações para os cuidados com o cerrado. “As crianças abordavam os condutores dos carros para falar sobre os cuidados com meio ambiente”, afirmou a professora Adriana Gonçalves.

Segundo o estudante Daniel de Magalhães, de 9 anos, havia um revezamento entre os alunos. “Uma hora ia um, depois o outro. É bom evitar as queimadas porque os animais fogem, correm, e aí fica muito difícil de respirar. Vai gás carbônico para o pulmão e a gente precisa de gás oxigênio pra poder sobreviver”, disse.

A região foi mapeada pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, pois existem oito áreas de preservação que estão vulneráveis às queimadas. Além da campanha, neste ano, já estão prontos três tanques de água instalados para abastecimento de caminhões e aeronaves para uso em operações de emergência em caso de incêndio.

Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros registrou 500 pequenos focos de incêndio, todos eles controlados sem grandes danos.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página