Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Educação no Ar
Início do conteúdo da página
Enade

Exame será aplicado para 550 mil estudantes neste domingo

  • Sexta-feira, 23 de novembro de 2018, 19h26
  • Última atualização em Sexta-feira, 23 de novembro de 2018, 19h31

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018 será aplicado neste domingo, 25 de novembro, em todas as Unidades da Federação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu inscrições de 550.842 estudantes de 27 áreas. A consulta do local de prova deve ser feita pelo Sistema Enade ou pelo Aplicativo do Enade.

Estudantes concluintes inscritos no Enade 2018 que não responderam ao Questionário do Estudante não terão regularidade junto ao Exame. Mesmo assim podem fazer a prova neste domingo, como autoavaliação. Nesse caso, os estudantes deverão consultar o local de prova junto aos coordenadores dos seus cursos, que por meio do Sistema Enade terão acesso aos locais de prova dos estudantes. O prazo para preenchimento do Questionário, requisito para acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição terminou nesta quarta-feira, 21 de novembro. Não haverá divulgação pública dos locais de prova.

As provas começam às 13h30 e têm 4 horas de duração. Os portões dos locais de prova serão abetos às 12h e fechados às 13h. Estudantes de todas as Unidades da Federação devem seguir o Horário de Brasília. A prova do Enade é composta por itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de Componente Específico. Em Formação Geral são 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. A de Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 vinte e sete de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

Cursos avaliados – Em 2018, o Enade vai avaliar estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo. Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

Acesse o Sistema Enade.

Acesse o cartão de confirmação do Enade.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página