Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Casos da comunidade são fonte de inspiração nas Olimpíadas
Início do conteúdo da página
Enem

Estudante deve checar correção de dados e caderno de questões

  • Quinta-feira, 01 de novembro de 2012, 18h20
  • Última atualização em Quinta-feira, 01 de novembro de 2012, 18h34
Antes de iniciar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado, 3, e no domingo, 4, os estudantes devem conferir os dados pessoais constantes do cabeçalho e verificar se o conteúdo do caderno de questões corresponde, em número, ao do cartão de respostas. Caso haja alguma ocorrência com o caderno de questões, cartão de respostas ou folha de redação, o candidato deve informar o problema ao aplicador da sala e pedir providências.

O candidato também deve ter toda a atenção no momento de marcar, nos cartões de resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões. Também é necessário que o estudante transcreva, no cartão de respostas, a frase apresentada na capa do caderno de questões. Não serão consideradas marcações feitas no caderno de questões e nas folhas de rascunho. Na correção da prova, serão válidas apenas as do cartão de respostas e da folha de redação.

Na redação, o participante deve elaborar texto dissertativo-argumentativo em até 30 linhas, a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. Ele receberá uma folha para rascunho.

Terão nota zero as redações que não atenderem ao tema proposto ou forem desenvolvidas em outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; estiverem em branco ou com menos de sete linhas; contenham impropérios ou desrespeito aos direitos humanos, além de desenhos e outras formas que levem à anulação. Também receberão nota zero os candidatos que copiarem os textos motivadores, sem desenvolver argumentos próprios.

Guia — Este ano, o MEC lançou o manual A Redação no Enem 2012 – Guia do Participante. O guia, disponível para download, detalha os critérios de correção das redações do Enem, orienta os estudantes e apresenta exemplos de redações que obtiveram nota máxima no exame. Além de estar disponível na internet, o guia teve 1,6 milhão de exemplares distribuídos em escolas da rede pública.

No segundo dia de provas, o estudante responderá também cinco questões de língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol). Ele deve responder apenas às questões da opção de idioma indicada no momento da inscrição — não poderá trocar a opção no momento da prova. Caso tenha dúvidas, deve conferir a escolha no cartão de confirmação da inscrição. Lá está registrada a escolha do idioma.

Provas — O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado, 3, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto é de 4h30. No domingo, 4, será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão.

É fundamental ainda que os participantes do exame verifiquem com antecedência, na página do exame na internet o local designado para a prova.

Outra providência importante é conhecer previamente o trajeto até o local do exame. Nos dias de provas, os candidatos devem chegar a esse local até as 12 horas (de Brasília).

Assessoria de Comunicação Social

Confira o número de inscritos no Enem de 2012, por unidade da Federação
Assunto(s): Enem
X
Fim do conteúdo da página