Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Entenda quem é considerado “treineiro” para o Enem
Início do conteúdo da página
Enem 2013

Prazo é encerrado sem incidentes e com recorde de inscritos: 7,8 milhões

  • Terça-feira, 28 de maio de 2013, 13h45
  • Última atualização em Terça-feira, 28 de maio de 2013, 19h58

O número de candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fechou em 7.834.024. O prazo para inscrição encerrou às 23h59 desta segunda-feira, 27. O sistema chegou a registrar 120 mil inscrições por hora, sendo três mil por minuto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, informou que o processo transcorreu normalmente.

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, darão um balanço com mais dados sobre Enem em entrevista coletiva nesta terça-feira, 28, às 16h.

 

Pela manhã de segunda-feira, já estava superado o número de inscritos confirmados em 2012, que eram 5.791.290 candidatos. Este foi o número de pessoas aptas a fazer as provas, após o encerramento do prazo para pagamento. O total geral de inscritos de 2012, que foi de 6.495.000 candidatos, foi superado à tarde.

 

A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até quarta-feira, 29, pelos candidatos não isentos. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

 

As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

 

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

 

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

 

Mais informações sobre o exame estão na página do Enem na internet.


Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Enem , Enem 2013
X
Fim do conteúdo da página