Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministério publica caderno para orientar atividades do programa
Início do conteúdo da página
Enem

Exame bate recorde de inscritos e chega a 9,5 milhões de candidatos na edição 2014

  • Domingo, 25 de maio de 2014, 00h03
  • Última atualização em Segunda-feira, 26 de maio de 2014, 10h21

Ao lado de Luiz Cláudio Costa (E) e Chico Soares, o ministro Henrique Paim (C) atribuiu o crescimento no número de inscritos no Enem às novas oportunidades de acesso à educação superior, profissional e técnica (foto: Diego Rocha)

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 superou em 21,8% o total de 2013, ao chegar a 9.519.827 candidatos. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, pelo secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Chico Soares, no sábado, 24, em Brasília.

Para o ministro, o crescimento é resultado de novas oportunidades de acesso à educação superior, profissional e técnica, garantidas com a participação dos estudantes no Enem. “O número surpreende porque estamos vivendo no país um processo de mudança no imaginário dos jovens em relação à questão educacional”, disse Paim.

O estado com maior número de inscrições foi São Paulo, com 1.476.041 candidatos, seguido por Minas Gerais, com 1.057.521; Bahia, 707.835 e Rio de Janeiro, 691.789. O Ceará, com 596.568 inscritos, foi a unidade federativa com maior número de candidatos em relação à população. “Em todos os estados o número cresceu, e isso reflete a percepção de que o Enem abre novas oportunidades e promove a inclusão”, destacou Chico Soares.

A região Nordeste recebeu 3.062.161 de inscrições e ficou atrás apenas do Sudeste, com 3.407.684. Paim afirmou que a mobilização por educação refletida no número de inscrições no Nordeste, especialmente na Bahia e no Ceará, aponta para uma nova visão de futuro. “As pessoas acreditam que podem mudar a vida pela educação, e isso foi expresso pelo Enem no Nordeste.”

Segundo o ministro, o aumento no número de inscrições traz grande responsabilidade ao Ministério da Educação e ao Inep na aplicação do Enem, que cada vez mais exige segurança na logística para garantir a isonomia de oportunidades a todos os estudantes.

Taxa — O pagamento da taxa, de R$ 35, deve ser feito até quarta-feira, 28. Estudantes de instituições da rede pública e candidatos que se declarem financeiramente carentes estão isentos do pagamento.

O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Tanto no sábado, 8 de novembro próximo, quanto no domingo, 9, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, de acordo com o horário de Brasília.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Confira o número de inscritos por região e por estado.

Assunto(s): Enem , educação superior
X
Fim do conteúdo da página