Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professores aprenderão noções básicas de primeiros socorros
Início do conteúdo da página
Enem

Estudantes têm prazo até este domingo para fazer o simulado

  • Sexta-feira, 01 de julho de 2016, 18h20
  • Última atualização em Sexta-feira, 01 de julho de 2016, 18h20

Ainda dá tempo para que estudantes de todo o país testem os seus conhecimentos, reforçando sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O próximo domingo, 3 de julho, será o último dia para acessar o segundo simulado oficial do Hora do Enem. A prova de 80 questões, elaborada no mesmo formato do exame, é gratuita e poderá ser feita até as 20h, bastando para isso que o interessado se cadastre na página da prova.

Além de conferir a sua pontuação imediatamente após o término do simulado, o estudante poderá verificar se conseguiu atingir a nota de corte para o curso ou universidade em que deseja ingressar.

Este ano, o Enem conta com o segundo maior número de inscritos: 8,6 milhões de estudantes. Destes, mais de 40% já recorreram ao estudo on-line para se preparar. A estudante Ana Caroline, de 17 anos, do interior do Rio Grande do Norte, destacou que a plataforma de estudos a tem ajudado a ganhar ritmo para a prova do Enem, que será realizada nos dias 5 e 6 de novembro.

“Conheci a Hora do Enem pelas propagandas que vi na televisão, e aí comecei a utilizar. Eu gostei bastante do modelo que é usado, já que tem várias questões que você faz antes de estudar o assunto em si e para testar o aluno, ver se ele realmente necessita do ensino mais intenso, ou até mesmo se ele está bem na matéria”, afirmou.

A novidade deste segundo simulado foi que os estudantes da rede pública sem acesso à internet puderam realizar o teste em suas próprias escolas, até esta sexta-feira, 1º de julho. Para Mauro Romão, diretor de uma escola pública de ensino médio no Distrito Federal, o apoio das instituições na realização do simulado garante mais oportunidades aos estudantes da rede pública.

“Justamente para proporcionar oportunidades para os nossos alunos, muitas vezes carentes que não dispõem de condições de pagar cursinhos, ou locais de aprofundamento, a escola fará de tudo para que esses alunos possam acessar computadores da própria escola. Com a nossa biblioteca informatizada, nosso laboratório equipado, os alunos poderão trabalhar, estudar, ver, rever, fazer seus simulados e testar o grau de entendimento em relação aos seus conhecimentos, para fazer o Enem mais tranquilos”, ressaltou.

Fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Hora do Enem oferece aos alunos cadastrados uma plataforma de estudos personalizada. Além dos simulados, os estudantes têm acesso a testes de nivelamento em diferentes matérias, videoaulas, exercícios comentados por professores e um cronograma de estudos on-line.

Os estudantes que perderam o primeiro simulado, realizado nos finais de semana de 30 de abril e 7 de maio, têm prazo até este domingo, 3, para fazer o segundo, e ainda mais duas oportunidades de medir a sua própria evolução periodicamente. A partir de 13 de agosto, estará disponível o terceiro simulado. A quarta e última etapa antes do Enem começa em 8 de outubro.

Assessoria de Comunicação Social

Acesse a plataforma Hora do Enem

Assunto(s): Enem , Hora do Enem , simulado
X
Fim do conteúdo da página