Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Hora do Enem

Vidas secas e filosofia africana estão nos destaques da semana

  • Segunda-feira, 15 de outubro de 2018, 12h34
  • Última atualização em Segunda-feira, 15 de outubro de 2018, 12h34

Mais uma semana importante para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa nesta segunda, 15, com o programa Hora do Enem, exibido pela TV Escola. Na edição de hoje, o professor Cristiano Marcell resolve uma questão relacionada a desvio-padrão, tema constante nas provas do exame. Também é destaque nesta segunda a professora e youtuber Angela Correia, que criou um canal focado na matemática do ensino fundamental.

Na terça-feira, 16, filósofos africanos são o tema do programa. Quem fala sobre o assunto é o filósofo e professor da Universidade Federal da Bahia Eduardo Oliveira, que explica como as ideias desses pensadores podem ajudar quem está estudando para o Enem. Na sequência, a professora Ana Beatriz Gomes resolve duas questões do Enem 2017 sobre filosofia da Grécia Antiga.

Literatura é o foco da quarta-feira, 17. Para comemorar os 80 anos de Vidas secas, de Graciliano Ramos, o professor Zenir Campos, da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre impacto dessa obra, uma das mais importantes da literatura brasileira, no período modernista. Ele mapeia os principais aspectos do livro e o contexto da época em que foi escrito. Também participa desta edição a professora Carla Mariana, que revisa os temas língua, cultura e patrimônio.

Já o Hora do Enem de quinta, 18, traz o professor Rafael Vilaça, que resolve a questão 127 do caderno do Azul do Enem 2017, sobre potência térmica. No bloco seguinte, o apresentador Land Vieira bate um papo com o físico da USP Airton Deppman, um dos organizadores da Olimpíada Brasileira de Física. Ele conta tudo sobre a competição e explica como participar dela.

Tradicionalmente dedicado à redação, o programa de sexta, 19, traz como personagem o estudante Alan Nabor, de Alagoas. Ele dá as dicas e esquemas para o estudante que presta o Enem 2018 mandar bem na dissertação.

Hora do Enem é transmitido de segunda a sexta-feira, às 7h, 13h e 18h. É possível ver todos os episódios no portal da TV Escola e no canal da emissora no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página