Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Enem

Termina nesta segunda, 29, o prazo para inscrições de certificadores no exame

  • Segunda-feira, 29 de julho de 2019, 10h50
  • Última atualização em Segunda-feira, 29 de julho de 2019, 10h50

Giulliano Fernandes, do Portal MEC

Esta segunda-feira, 29 de julho, é o último dia para professores e servidores públicos se cadastrarem para trabalhar na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inicialmente, o prazo final era dia 22, mas o período de inscrição foi prorrogado para dar mais chances aos interessados.

Os selecionados irão atuar como certificadores, representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem. Neste ano, o exame será aplicado em dois domingos — 3 e 10 de novembro — em 1.728 municípios brasileiros.

Os professores e servidores públicos que passarem nos quesitos serão convocados pelo Inep para uma capacitação a distância. Quem obtiver a nota mínima exigida garantirá a vaga.

Pelo trabalho, os certificadores receberão R$ 342 por dia de exame, o que equivale a R$ 28,50 por hora de trabalho.Para participar é preciso se cadastrar na Rede Nacional de Certificadores (RNC), seja por meio do site ou do aplicativo para celular. Quem já tem cadastro de anos anteriores no sistema pode atualizar as informações ou fazer a inscrição diretamente.

Entre os critérios de seleção, o Inep avalia se o candidato:

  • é servidor público do Poder Executivo Federal, em exercício em 2019, regido pela Lei nº 8.112, ou docente da rede pública estadual ou municipal de ensino, efetivo e registrado no Censo Escolar 2018;
  • tem formação mínima em ensino médio;
  • não está inscrito e nem tem parentes inscritos no Enem 2019;
  • tem vínculo com qualquer atividade do Enem ou do Inep.

O que faz o certificador – Os certificadores são responsáveis por conferir vários procedimentos, como a chegada e a abertura dos malotes com provas e a distribuição das provas para os candidatos. Todo o trabalho é realizado por meio de um aplicativo, pelo qual são enviados alertas e relatórios ao Inep durante todo o processo.

Assunto(s): Enem , certificadores
X
Fim do conteúdo da página