Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Chat permite interação
Início do conteúdo da página
Acessibilidade

Edital do Enem impresso ganha versão em Libras

  • Terça-feira, 12 de maio de 2020, 13h57
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de maio de 2020, 15h11

A iniciativa faz parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que pretende ampliar as oportunidades em exames e avaliações

A comunidade surda e com deficiência auditiva pode acessar o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, impresso, traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou, em seu canal do YouTube, todo o conteúdo do edital do Enem.

A iniciativa faz parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do instituto, que pretende ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. Desde 2013, o Inep publica versões dos editais do Enem em Libras.

O participante com deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira deve indicar, durante a inscrição, se utiliza aparelho auditivo ou implante coclear, o que dispensa a vistoria no dia da prova, por parte do aplicador. A medida foi adotada no ano passado e vale para o exame de 2020.

É também na inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado e sinalizar os recursos de acessibilidade necessários para fazer as provas. Os recursos de acessibilidade oferecidos pelo Inep para participantes com surdez, deficiência auditiva e surdocegueira são videoprova em Libras, tradutor-intérprete de Libras, leitura labial e tempo adicional.

Para comprovar a necessidade de recurso de acessibilidade, é preciso apresentar laudos médicos, caso o participante não tenha feito o exame em anos anteriores utilizando algum desses recursos.Nesta edição, os participantes encontrarão todos os tipos de atendimento sob a denominação “especializado” (inclusive para gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar).

A solicitação de recursos acessíveis para fazer as provas deve ser realizada durante a inscrição, entre os dias 11 e 22 de maio, na Página do Participante. Os resultados serão divulgados no dia 29 de maio. Caso o pedido seja indeferido, haverá um período para interposição de recursos e apresentação de novos documentos.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Assunto(s): MEC , Enem , Inep
X
Fim do conteúdo da página