Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Curso de restauração em Ouro Preto é pioneiro no país
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Curso de restauração em Ouro Preto é pioneiro no país

  • Quinta-feira, 09 de abril de 2009, 16h46

Eles lidam com materiais e técnicas de construção antigas. Possuem noções de história da arte e da arquitetura para não comprometer a pureza do estilo arquitetônico original. São os restauradores. No Brasil, o instituto federal de Minas Gerais, campus de Ouro Preto, oferece o curso superior de tecnologia em conservação e restauro, o primeiro e único do país.


A certificação desses profissionais foi tema de convênio entre o Ministério da Educação e a Agência de Cooperação Espanhola no ano passado. O acordo prevê que os institutos da rede de educação profissional e tecnológica realizem um trabalho conjunto com a Oficina Escola para torná-los aptos a certificar pessoas especializadas na área. A Oficina Escola qualifica jovens para o ofício no Brasil há 20 anos.


O curso em conservação e restauro forma pessoas para promover a conservação e restauração de prédios, igrejas e casarios – imóveis detentores de valor histórico e artístico. O curso tem duração de seis semestres e já formou uma turma. Atualmente, há três turmas em andamento.

Ana Júlia Silva de Souza

X
Fim do conteúdo da página