Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC e CNI formalizam cooperação na área profissional
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

MEC e CNI formalizam cooperação na área profissional

  • Quinta-feira, 09 de março de 2006, 09h54

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, assinam nesta sexta-feira, 10, em Olinda (PE), termo de cooperação técnica e protocolo de intenções que visam à promoção conjunta de ações da educação profissional. A assinatura será no centro de convenções da cidade, onde ocorre, até terça-feira, 14, a 4ª Olimpíada do Conhecimento promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ex-aluno do Senai, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará presente, sexta-feira, nas atividades da olimpíada.

O termo de cooperação técnica será firmado entre o MEC e o Serviço Social da Indústria (Sesi) para a implantação imediata de cem centros multimídias para atender à população dos grandes centros urbanos, especialmente nas capitais. Denominados Sesi Indústria do Conhecimento, os centros serão construídos pelo Sesi e equipados pelo MEC.

Cada centro receberá do ministério uma biblioteca com obras da literatura infantil, infanto-juvenil e do ensino médio da reserva técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). E, também, um laboratório do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), com nove computadores, um servidor, uma impressora, aparelho de edição de texto e imagem e acesso à internet. O termo de cooperação prevê a implantação de um projeto-piloto de cem centros em 2006 e, posteriormente, a expansão para outras localidades.

Com o Senai, o MEC assina um protocolo de intenções que propõe união de esforços para ampliação do atendimento em duas direções: para alunos da educação básica das redes públicas e para ampliação das ações de capacitação e atualização de professores e técnicos em educação inclusiva.

O Senai se propõe a capacitar professores especialmente na formação para o atendimento de alunos portadores de cegueira ou cegos. O documento que será firmado pelo ministro e o presidente da CNI prevê a elaboração conjunta de plano de trabalho e de cronograma com as ações que serão desenvolvidas. As atividades da parceria não envolvem transferência de recursos.

Olimpíada – A 4ª edição da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre em Olinda, desde o dia 6 deste mês, reúne 504 estudantes do Senai selecionados em competições estaduais em todo o país. Eles participam de provas para avaliação da capacidade técnica e de habilidades pessoais em 48 modalidades, entre elas, robótica, mecânica de refrigeração, cozinha, panificação. Os vencedores, além de ganhar medalhas, vão representar o Brasil no Torneio Internacional de Educação Profissional, em 2007, no Japão.

Paralela à olimpíada acontecem a 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional, Cultura e Tecnologia, fórum do pensamento e desenvolvimento da educação profissional e da tecnologia industrial; o Espaço Brasil de Educação Profissional, onde as empresas parceiras do Senai expõem suas marcas e produtos; e a Praça da Cidadania, espaço de iniciação e aperfeiçoamento profissional por meio de treinamentos rápidos destinados ao público visitante.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página