Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Encontro debate capacitação de professor

  • Sexta-feira, 06 de março de 2009, 08h05

vídeo Mais de 60 coordenadores estaduais do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) se reuniram na quinta-feira, 5, para discutir a capacitação de professores para utilizar as tecnologias em sala de aula. Durante a primeira Reunião Técnica do ProInfo Integrado, os coordenadores avaliaram a implantação do programa, que somente no ano passado formou 118 mil professores.

 

Com o objetivo de instalar uma nova cultura de ensino e aprendizagem nas escolas públicas brasileiras, o Ministério da Educação pretende dobrar o número de professores capacitados este ano. Segundo o secretário de educação a distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, a previsão é a de formar 250 mil professores. “Em 2008, formamos uma rede fundamental para levar as tecnologias até o chão da escola e, este ano, queremos expandir a implantação de uma nova filosofia de ensino na escola, um processo de ensino e aprendizagem que seja mais dinâmico e interessante para os estudantes”, afirmou.

 

Resultado da colaboração entre a Secretaria de Educação a Distância (Seed), as secretarias estaduais de educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o programa tem duração de 180 horas que são divididas em três etapas. A primeira fase, de 40 horas, aborda informações básicas sobre educação digital com base no sistema Linux Educacional – software livre criado especialmente para as escolas públicas brasileiras. Com 100 horas, a segunda etapa aborda a aplicação das tecnologias de informação e comunicação na educação, conhecidas como TICs. Para finalizar, há ainda outras 40 horas adicionais dedicadas à complementação local e elaboração de projetos.

 

Além do ProInfo Integrado, o MEC vai lançar um curso de especialização em utilização das mídias, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Destinado principalmente aos formadores dos núcleos de tecnologia educacional estaduais e municipais, o curso tem duração de 360 horas de aula. Serão seis mil vagas distribuídas igualmente em todo o país. As aulas devem comecem em abril.

 

Os interessados em fazer ambos os cursos podem procurar os núcleos de tecnologia municipais e estaduais, ou enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Renata Chamarelli

Repórter TV MEC: Rodrigo Lins

X
Fim do conteúdo da página