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Educação a distância

Seed avalia formação de professores no Timor Leste

  • Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2006, 16h12

Entre os dias 13 e 24 deste mês, a coordenação nacional do Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação) da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) vai supervisionar, no Timor Leste, as atividades de formação de professores desenvolvidas pela missão educacional do Brasil desde maio de 2005.

Segundo a coordenadora nacional do Proformação, Luciane Sá de Andrade, 90 professores timorenses concluíram o primeiro dos quatro módulos do programa. Além de avaliar o aproveitamento dos professores na etapa, a coordenadora discutirá com o Ministério da Educação do Timor a legislação para o reconhecimento do curso e a adaptação dos materiais didáticos brasileiros à realidade do país. A outra tarefa de Luciane Andrade será avaliar a capacitação dos 16 formadores (oito brasileiros e oito timorenses), antes do início do segundo módulo, que deve iniciar em março.

Os professores que fazem o Proformação no Timor Leste trabalham com as séries iniciais da educação básica. O curso, com duração de dois anos divididos em quatro módulos, iniciou com fase presencial de dez dias, seguida de atividades a distância, sob orientação de um tutor. Na etapa a distância, o professor estuda os conteúdos e se encontra com o tutor a cada 15 dias para tirar dúvidas e receber orientação sobre tarefas a desenvolver.

Dos 48 técnicos que o MEC enviou ao Timor Leste em abril de 2005, oito integram o Proformação e são responsáveis pelas atividades de tutoria. A cada seis meses, diz Luciane Andrade, técnicos da Seed vão ao país para supervisionar e avaliar as atividades do programa. Além de receber os materiais didáticos produzidos no Brasil para a sua formação, os professores do Timor Leste elaboram materiais complementares com foco na história, na cultura, na geografia e nas peculiaridades sociais e econômicas do país.

História – Criado em 1997, o Proformação começou a ser implantado em 1999 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde havia maior carência de formação de professores. O programa formou 30 mil professores e está em todas as regiões. Tem como objetivo habilitar para o magistério, em nível médio, na modalidade Normal, professores com atividades nas séries iniciais, classes de alfabetização ou educação de jovens e adultos; elevar o nível de conhecimento e da competência profissional de professores em exercício; apoiar o processo de ensino-aprendizagem e desempenho dos alunos; valorizar o magistério pelo resgate da profissionalização da função docente e qualidade do ensino.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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