Formação do professor: planos em debate
O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira, 6, em Cuiabá, o primeiro de uma série de encontros com estados e municípios para tratar do planejamento estratégico de cursos de formação de professores da educação básica da rede pública. A iniciativa faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR), que estabelecerá metas e indicadores de qualidade para o melhor desempenho da educação básica no país.
O encontro é realizado na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), com a presença da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, e do secretário de Educação a Distância, Carlos Bielschowsky. A reunião tem ainda a presença de reitores das universidades federal (UFMT) e estadual (Unemat) de Mato Grosso, diretores dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Coube ao secretário estadual de Educação de Mato Grosso, Ságuas Moraes, a apresentação de abertura.
Nesta etapa do PAR, com a adesão de todos os estados, têm prioridade 1.242 municípios com o mais baixo desempenho no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), estabelecido pelo MEC, e outros 109, com mais de 200 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2000. Ao aderir ao plano, o município se compromete a desenvolver ações que possibilitem o cumprimento das diretrizes estabelecidas no termo de adesão e também a alcançar os objetivos do plano de metas Compromisso Todos pela Educação, do governo federal.
O PAR está dividido em gestão educacional; formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; infra-estrutura física e recursos pedagógicos.
De acordo com Carlos Bielschowsky, as discussões desta terça-feira servirão para identificar as estratégias. “Esse é um momento importante de interlocução da equipe do MEC com os reitores das universidades públicas, com os diretores dos Cefets, com os secretários estaduais e municipais para que se desenvolva um projeto conjunto de médio e longo prazos com o objetivo de formar professores, pelo sistema, para o sistema de educação pública”, disse.
Adriane Cunha