Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC reúne secretários em Brasília
Início do conteúdo da página
Educação básica

MEC reúne secretários em Brasília

  • Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009, 15h59

Apresentar as ações e programas do Ministério da Educação para os secretários municipais de educação. Foi com este objetivo que o MEC, junto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), convidou os 905 gestores educacionais de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí para se reunirem em Brasília a partir desta segunda-feira, 2 de março.

 

O encontro faz parte de uma série de 11 reuniões que o ministério e a Undime realizam, até o dia 3 de abril, para dar uma visão geral dos programas de educação básica para os 5.563 municípios brasileiros.

 

Para o diretor de articulação e apoio aos sistemas de educação básica, da Secretaria de Educação Básica, Romeu Caputo, os encontros são essenciais para a gestão. “Esta é a hora dos secretários conhecerem as ações do MEC e saberem como elas podem auxiliá-los”, esclarece.

 

Para facilitar o acesso aos programas e projetos do ministério, as secretarias municipais de educação irão receber, na abertura do encontro, um computador portátil. Segundo o diretor, todas as informações necessárias para que eles saibam como funcionam as parcerias com o governo federal podem ser acessadas pelo laptop. “O computador deverá ser um objeto de uso diário para o secretário”, ressalta Caputo.

 

Além da doação, o ministério enviará para o encontro dirigentes, assessores e técnicos para explicar os programas que traçam uma linha direta do MEC com as prefeituras. Os secretários assistirão a palestras sobre formação de profissionais da educação, Prova e Provinha Brasil, Proinfância, Educacenso, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e também como funcionam os programas de transferência direta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entre outras.

 

Desde o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação, em abril de 2007, todas as ações do MEC estão atreladas à elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR). O PAR é o planejamento da política de educação dos municípios até 2011. Dos municípios que irão participar do encontro em Brasília, 889 já elaboraram o seu plano. Isso significa que essas cidades já possuem um diagnóstico de sua situação educacional e já sabem o que deve ser feito para a melhoria da qualidade da educação local. Em Goiás, apenas 16 municípios ainda não elaboraram seu plano.

 

O encontro em Brasília será realizado na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), localizado na Avenida W5 Sul, SGAS 902, Bloco C.

 

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página