Assentados da reforma agrária cursam agronomia na UFSE
Os 59 alunos de assentamentos da reforma agrária de estados da região Nordeste iniciaram, em 28 de fevereiro, o terceiro semestre do curso de engenharia agronômica, oferecido pela Universidade Federal de Sergipe (UFSE). O curso especial, destinado a jovens e adultos assentados, é realizado pela universidade em convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).
O objetivo do curso, que tem duração de quatro anos e meio, é oferecer condições para o desenvolvimento socioeconômico e dar sustentabilidade aos assentados. A turma única começou com 60 alunos de diversos assentamentos da região e no primeiro ano só teve uma desistência e nenhuma reprovação. Os estudantes ficam alojados no assentamento Moacir Wanderlei, povoado Quissamã, em São Cristóvão, e freqüentam as aulas no campus rural da UFSE, têm aulas práticas na fazenda experimental da universidade, no povoado Timbó, e nos laboratórios da cidade universitária.
Para reforçar o aprendizado, além das aulas práticas e teóricas, os alunos são acompanhados por monitores que os auxiliam no estudo de cada disciplina. Nas férias da universidade, cada estudante vai para um assentamento em seu estado fazer diagnósticos sobre os temas abordados no semestre anterior. Na avaliação do supervisor pedagógico do curso, Givaldo Hipólito Dantas, os alunos vêm superando as expectativas no aproveitamento dos estudos. (Ionice Lorenzoni com informações da assessoria de imprensa da UFSE)