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Formação/valorização de profissionais da educação

Encontros em SC comemoram Dia Internacional da Educação

  • Quarta-feira, 27 de abril de 2005, 15h47

Na semana que marca o Dia Internacional da Educação, comemorado nesta quinta-feira, 28, a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina realiza os encontros dos grupos temáticos Educação e Trabalho, Educação e Infância, Ensino Noturno e Educação de Jovens. Durante as reuniões serão discutidas ferramentas didáticas que tornem o aprendizado mais atraente e voltado para a realidade dos alunos.

Os encontros integram 14 grupos temáticos em torno da rediscussão da proposta curricular de Santa Catarina que envolve educadores da rede estadual desde 2004. O resultado será publicado em cadernos pedagógicos traçando as orientações para os professores sobre o cumprimento na prática da proposta curricular. Em 2003 e 2004, a secretaria capacitou 30 mil educadores nas disciplinas, níveis e modalidades da educação básica, das áreas de exatas às humanas, da educação indígena à educação especial.

"Significa que praticamente todos os professores na ativa receberam pelo menos um curso gratuito de formação continuada", explica o secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Jacó Anderle. Ele lembrou que o investimento na formação do professor é a maior obra na educação. Só o Programa de Capacitação para Gestores Escolares (Progestão) beneficiou cinco mil educadores.

O grupo Educação e Trabalho propõe inovações curriculares para aproximar a educação e o mundo do trabalho nas escolas públicas, sobretudo de ensino médio. O diretor de Educação Básica, Juarez Thiesen, informa que "a idéia é formar o jovem para ser gestor no mundo do trabalho e da tecnologia, e não mero cumpridor de tarefas".

Pesquisa - Na educação e infância, a preocupação é fazer com que a transição dos alunos da educação infantil para o ensino fundamental seja com atenção às didáticas de alfabetização. O ensino noturno, que abrange o ensino fundamental, médio, profissional e a educação de jovens e adultos, compõe um público variado em relação à idade e ao perfil do estudante.

Pesquisa realizada em 2003, em dez escolas da rede pública estadual aponta que 80% dos alunos do ensino médio noturno trabalham fora. O dado é levado em conta pelos grupos nas discussões da aplicação da proposta curricular. (Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia de SC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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