Especialistas analisam educação no século 21
As diferenças na educação entre Coréia do Sul, Chile, Estados Unidos, Irlanda e Brasil foram discutidas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Gastão Vieira (PMDB-MA), e por quatro conferencistas do seminário internacional Educação no Século 21: Modelos de Sucesso, nesta segunda-feira, 13, na Câmara.
O professor norte-americano Stephen Heyneman, da Universidade de Vanderbilt, falou sobre a visão das reformas educacionais e as características comuns aos sistemas eficientes. Chong Jae-lee, da Universidade Nacional de Seul, abordou a reforma educacional na Coréia do Sul. Reforma da educação também foi o tema de Aine Hyland, do Conselho de Pesquisas para as Humanidades e Ciências Sociais da Irlanda. O brasileiro Simon Schwartzman, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), tratou de novos e velhos desafios da reforma no Chile.
O seminário, no qual foram apresentadas experiências internacionais bem-sucedidas, que podem balizar iniciativas do Ministério da Educação, é o primeiro de um ciclo de três encontros sobre a educação básica. O tema do próximo, em 17 de setembro, será o ensino médio. O do terceiro, em 15 de outubro, a educação infantil.
Manoela Frade
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