Teorias se aplicam ao dia-a-dia
No livro O que é a filosofia?, Gilles Deleuze e Félix Guattari sustentam que ela consiste na criação de conceitos. Entretanto, como os professores podem trabalhar essa disciplina com os alunos do ensino médio? Denunciada por Friederich Nietzsche, no ensaio Schopenhauer como educador, de 1874, a educação filosófica realizada de forma enciclopédica pode levar ao desprezo pela disciplina. A saída, segundo professores, é partir para um ensino dinâmico, que leve os conceitos filosóficos para o cotidiano dos alunos.
Para o professor Silvio Gallo, da Unicamp, o ensino da disciplina não deve se limitar à transmissão dos conhecimentos filosóficos produzidos ao longo dos séculos. “Isso acrescentaria muito pouco à formação de nossos jovens. É preciso tomar a filosofia como um exercício de pensamento estimulado a partir de problemas”, defende.
Ele sugere alguns passos didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Primeiro, é necessário sensibilizar os alunos em relação ao tema escolhido. Em seguida, inicia-se a fase da problematização, na qual o professor estimula o questionamento em cima do assunto em debate. O terceiro passo consiste na pesquisa de conceitos criados por diferentes filósofos para enfrentar aquele problema. Por fim, o estudante deve se sentir livre para recriar ou criar um conceito.
Segundo Gallo, com esses passos, as aulas expositivas se tornam apenas uma parte do processo. Os estudantes são chamados a participar ativamente. “A exposição do professor será sempre importante, mas ela será um momento, uma complementação a um processo muito mais amplo, em que o estudante desempenha um papel ativo”, ressalta.
Desafio — Em Recife, no Ginásio Pernambucano, colégio com mais de 182 anos, o professor Adriano de Araújo Santos enfrentou, em 2006, o desafio de mostrar a importância da disciplina. Para despertar o interesse de uma turma de 50 alunos, ele buscou jornais, revistas e livros e escolheu algumas músicas. “Procurei fatos do cotidiano deles para buscar um tema já estudado pelos grandes filósofos”, afirma. No início, o professor sacrificou até o fim de semana para planejar as aulas. “Como são muitos conceitos e teorias, até hoje separo as manhãs de sábado para pesquisar os assuntos com os quais vou trabalhar durante semana com os alunos.”
De acordo com Araújo, um dos temas que mais atraem a atenção dos estudantes é o trabalho. “Por que trabalhamos? Pelo dinheiro ou pela realização pessoal?”, exemplifica. O professor procura evitar respostas prontas nas discussões. Outros temas muito abordados são política, ética, arte, beleza e moral.
Renata Chamarelli
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