Capacitação para lidar com alunos especiais chegará a 30 mil professores
O Ministério da Educação vai atender duas mil escolas e formar até 30 mil professores para aperfeiçoar a forma de trabalho com alunos com necessidades especiais, como a visual e a auditiva. A informação é da coordenadora do projeto Educar na Diversidade, Windys Ferreira, realizado pela Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC).
Instrutores da Seesp oferecerão entre os dias 1º e 2 de novembro a segunda etapa de treinamento de multiplicadores, em Salvador. A etapa baiana irá capacitar representantes de secretarias estaduais e municipais do Norte e Nordeste do País. Esses representantes atuarão como multiplicadores ao repassar o conhecimento adquirido a professores do ensino básico de seus municípios.
As secretarias do Sul, Sudeste e Centro-oeste já receberam capacitação, que terminou nesta terça-feira, 24, em Belo Horizonte. Atualmente, 158 municípios participam da iniciativa.
No lugar de criar escolas específicas para os alunos com necessidades especiais, o projeto permite a interação entre todos os tipos de estudantes por meio da reestruturação da didática de ensino. Prepara o professor para atender às necessidades dos alunos, sem prejuízo do conteúdo curricular regular.
Nessas oficinas, os multiplicadores são estimulados a abandonar a prática comum à sala de aula, em que o professor fala e os alunos ouvem calados. O sistema inclusivo privilegia a participação dos alunos. Além disso, o conhecimento prévio do estudante e o grau de dificuldade de cada um são avaliados. Assim, os alunos com melhor rendimento ajudam aqueles que ainda sentem dificuldades.
A assistente técnica da Secretaria Estadual de São Paulo (SP), Andréa Bast, passou pelo treinamento da Seesp no ano passado e agora é multiplicadora. Ela capacita 150 professores do centro-sul paulista. “Esse projeto possibilita que o professor também aprenda e coloque em xeque tudo que sabe sobre ensino”, afirma.
Maria Clara Machado