Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC apresenta Universidade Aberta em seminário que comemora 60 anos da ABM
Início do conteúdo da página
Diversidade

Escola deve servir para valorizar diferenças, afirma secretário do MEC no Fórum Mundial

  • Segunda-feira, 27 de março de 2006, 05h19

O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, afirmou no Fórum Mundial de Educação, em Nova Iguaçu (RJ), que apenas a melhoria da qualidade de ensino não acaba com a desigualdade histórica que o Brasil criou no seu processo de desenvolvimento. Para Henriques, “a escola deve ser o instrumento de valorização das diferenças da nossa população, como única forma de inclusão desta diversidade social que é tão importante”.

Na opinião dele, a escola deve ser um espaço para mudança e valorização da diversidade social brasileira. “Os professores que souberem articular suas aulas com o grafite, o rap, a dança, entre outras linguagens, vão encantar, envolver e ensinar muito melhor seus alunos.”

Ricardo Henriques observou que um jovem negro, nordestino, rural e pobre pode demorar 20 anos para atingir o nível médio de educação da população brasileira como um todo. E quando atingir esse patamar, continuará atrás, não apenas dos mais favorecidos, mas de quase todos os cidadãos. “Como tem ocorrido desde o início do século passado, onde a diferença média de educação entre negros e brancos era a mesma de hoje, ou seja, cerca de dois anos a menos de escolaridade para a população afrodescendente.” (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página