Institutos federais
Além de profissionais qualificados, o curso técnico em administração para jovens e adultos, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Sapucaia do Sul, tem trabalhado também para preparar cidadãos. Desde 2009, a preocupação com a formação integral dos alunos ganhou um incentivo ainda maior com a criação do Projeto Integrador Crianças Amadas Hoje, Adultos Felizes Amanhã, desenvolvido em prol da Casa de Passagem Sapucaia do Sul (Acapass), instituição que abriga menores em situação de risco.
A iniciativa deu tão certo que passou a fazer parte do currículo do curso, dentro da disciplina iniciação à formação profissional. Os alunos se dedicam a atividades interdisciplinares por meio de ações contextualizadas com aquilo que aprendem em sala de aula.
“O aluno terá uma visão crítica e integrada dos conhecimentos, buscando a constante inovação, criatividade, adaptação e identificação de oportunidades”, explica Janaína Marques Silva, coordenadora do curso técnico. “O modelo de integração de conhecimentos permite o desenvolvimento de competências para a gestão de pessoas.”
Segundo ela, os estudantes estão tendo a oportunidade de utilizar na prática conhecimentos teóricos trabalhados no curso. Conforme a metodologia do projeto, eles realizaram um diagnóstico organizacional para detectar as necessidades da instituição em relação a três eixos: estrutura física, suprimentos e relações humanas. Depois, foi elaborado e executado um plano de ações, que trouxe excelentes resultados para a instituição.
Após o sucesso da campanha realizada, que culminou na arrecadação de roupas, materiais de higiene pessoal, brinquedos, fraldas descartáveis, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e material escolar, o grupo reformou ainda duas casas de boneca e fortaleceu o convívio social na Acapass, por meio de atividades de recreação, contação de histórias e oficinas.
Assessoria de Imprensa da Setec
Projeto beneficia instituição que atende menores em risco

A iniciativa deu tão certo que passou a fazer parte do currículo do curso, dentro da disciplina iniciação à formação profissional. Os alunos se dedicam a atividades interdisciplinares por meio de ações contextualizadas com aquilo que aprendem em sala de aula.
“O aluno terá uma visão crítica e integrada dos conhecimentos, buscando a constante inovação, criatividade, adaptação e identificação de oportunidades”, explica Janaína Marques Silva, coordenadora do curso técnico. “O modelo de integração de conhecimentos permite o desenvolvimento de competências para a gestão de pessoas.”
Segundo ela, os estudantes estão tendo a oportunidade de utilizar na prática conhecimentos teóricos trabalhados no curso. Conforme a metodologia do projeto, eles realizaram um diagnóstico organizacional para detectar as necessidades da instituição em relação a três eixos: estrutura física, suprimentos e relações humanas. Depois, foi elaborado e executado um plano de ações, que trouxe excelentes resultados para a instituição.
Após o sucesso da campanha realizada, que culminou na arrecadação de roupas, materiais de higiene pessoal, brinquedos, fraldas descartáveis, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e material escolar, o grupo reformou ainda duas casas de boneca e fortaleceu o convívio social na Acapass, por meio de atividades de recreação, contação de histórias e oficinas.
Assessoria de Imprensa da Setec
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