TV Escola debate comunidades virtuais de aprendizagem
A TV Escola vai apresentar de 22 a 26 de agosto, das 19h às 20h, no programa Salto para o Futuro, a semana de debates Novas Formas de Aprender: comunidades virtuais de aprendizagem. Os cinco programas vão estabelecer diálogo com os professores a respeito das possibilidades que as comunidades virtuais de aprendizagem e as ferramentas da internet oferecem para o apoio efetivo e em serviço aos professores.
O primeiro programa da série, Potencialidades de uma lista de discussão enquanto comunidade virtual, vai mostrar como esta iniciativa pode reunir pessoas em torno de um objetivo comum e, a partir disso, disseminar informações e experiências importantes. Como exemplo, será apresentada a lista de discussão da Comunidade ProInfo que reúne, atualmente, mais de 850 professores, pesquisadores, coordenadores, diretores de escolas e especialistas.
O debate, que contará com a presença da consultora do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), Carmem Prata, pretende evidenciar como essa comunidade cria e experimenta novas práticas, teoriza sobre as mesmas e desenvolve novas formas de aprender e usar tecnologia, para contextualizar e enriquecer a aprendizagem dos alunos nas escolas.
Na terça-feira, o programa Ambientes virtuais que potencializam as relações de ensino-aprendizagem discutirá ambientes virtuais de aprendizagem que sustentam ações cooperativas entre grupos de professores e entre alunos. Serão apresentadas plataformas virtuais que podem dar suporte a esse tipo de ação e como, nesses ambientes, relações heterônomas podem ser construídas. Com participação do consultor do Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Educação a Distância (Cete/Seed/MEC), José Guilherme Ribeiro, o programa vai abordar algumas experiências como o Clube da Matemática e o ProInfo.
O terceiro programa da série, Blog e Flog como recursos de aprendizagem, vai apresentar e discutir ações desenvolvidas com o uso de blogs e flogs (fotologs) com objetivos educacionais. Pretende-se abordar a possibilidade de usá-los tanto numa perspectiva individual - o sujeito traçando seu percurso - quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas.
Ferramentas disponíveis na web que desafiam o desenvolvimento da comunicação será o tema do programa de quinta-feira, dia 25, onde serão discutidas as vantagens na aprendizagem do uso de ferramentas gratuitas, existentes na internet, que podem ser utilizadas pelos professores para desencadear o interesse pela leitura e pela escrita. Serão mostradas ferramentas que possibilitam a criação de livros virtuais, criação de histórias coletivas, murais virtuais (webnote), wiki e equitext.
Fechando a série, na sexta-feira, dia 26, o programa Novas formas de aprender, novas formas de avaliar debaterá as novas facetas de avaliação, tendo em vista as mudanças nas formas de aprender. Se a ação para aprender é diferente, a ação avaliativa de quem aprende e de quem orienta a aprendizagem também deverá ser diferente, acompanhando os pressupostos que norteiam as novas propostas. Se a ênfase está na interação e na relação entre pessoas que constroem juntas, a avaliação terá que acompanhar esse processo, nas suas diferentes etapas. Daí, o uso de ferramentas que permitam o registro histórico do processo, tais como equitext, wiki e mapas conceituais.
A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (DirecTV) e 4 (Tecsat) e também por antena parabólica analógica e digital. As grades de programação estão disponíveis na página eletrônica da Seed. (Assessoria de Imprensa da Seed)