Blogs estimulam aprendizado no Rio Grande do Sul
Na cidadezinha gaúcha de Nova Bassano, com pouco mais de 8 mil habitantes, alunos de oitava série, nível médio e técnico, estão melhorando seu rendimento e expandindo suas experiências em sala de aula a partir do uso da tecnologia. A utilização de blogs (páginas pessoais na internet que permitem interação através de textos, imagens e comentários) e outras ferramentas educacionais tornou-se recorrente, servindo de exemplo para os demais professores da região. A iniciativa foi da professora Marli Dagnese, coordenadora do laboratório de informática educativa do Colégio Estadual Padre Colbachini, subordinado ao Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Bento Gonçalves.
O desejo de ampliar as possibilidades de abordagens educativas surgiu quando Marli participou de um seminário sobre tecnologias na educação, em que descobriu as potencialidades do blog. “Vi que permitia a interação dos alunos e a publicação de seus textos de maneira fácil”, explica a professora. Em seguida, ela buscou informações e tirou dúvidas em fóruns e blogs educativos, para iniciar a utilização de novas ferramentas.
A primeira experiência foi o blog Vidas Secas – da ficção à realidade, onde são veiculados trabalhos escolares referentes a obras literárias. “Isso estimula a produção, pois eles (alunos) vêem que seu trabalho está sendo valorizado. É a escola saindo de seus muros”, ressalta a professora.
Para estimular os alunos do ensino técnico, que chegavam cansados às aulas noturnas de redação e expressão, a professora montou o blog Opinião. Nele, os alunos acessam links para textos com posicionamentos diversos e depoimentos a respeito de um determinado tema que deve nortear a produção de artigos. “A utilização de tecnologia facilita, pois o jovem tem atração por novidades. Indo ao encontro dessa expectativa é possível quebrar resistências”, comenta Marli.
A partir dessa experiência, a professora montou uma oficina em parceria com os professores de educação de jovens e adultos e a coordenação pedagógica de sua escola. Foi construída uma proposta de trabalho que pode ser conferida no blog EJA - Tempo Comunidade. A proposta foi montada a partir da leitura de jornais, em um período extraclasse.
ProInfo – Experiências como esta são possibilitadas pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), que tem como objetivo universalizar as tecnologias de informação e comunicação nas escolas do ensino básico. O ProInfo já atendeu 5.140 escolas públicas em 1.819 municípios, beneficiando 5,8 milhões de alunos e 218 mil professores com a instalação de 59 mil computadores em NTEs e escolas. O programa já capacitou 300 mil professores e formou 24 mil monitores para dar apoio técnico aos laboratórios das escolas.
Ferramentas – Além dos blogs, a professora Marli promove webquests com os alunos para dinamizar as pesquisas. O professor monta um site e propõe um desafio. “Por exemplo, uma pesquisa sobre escritores como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. Só que, em vez de os alunos simplesmente copiarem e colarem os conteúdos que encontram na internet – o que normalmente ocorre -, eles têm que dramatizar as poesias e apresentar a vida dos autores, o que os força a compreender o assunto”, observa Marli.
Os chats também são utilizados como ferramenta educacional. A professora já promoveu um bate-papo entre uma especialista em educação e seus alunos. Depois, eles tiveram que fazer dissertações sobre os assuntos discutidos na conversa para serem inseridas no blog e na página do colégio.
Com o intuito de compartilhar suas experiências com o uso de tecnologias, Marli, junto com duas professoras de Joinville (SC), montou o Trocando Letras. No blog, elas expõem as etapas de seus projetos, o desenrolar, as expectativas, as frustrações e compartilham as alegrias. (Assessoria de Imprensa da Seed)