Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Faculdade de medicina da Federal de Alagoas comemora 57 anos
Início do conteúdo da página
Educação superior

Faculdade de medicina da Federal de Alagoas comemora 57 anos

  • Quinta-feira, 03 de maio de 2007, 15h05

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemora nesta quinta-feira, 3, 57 anos de fundação do curso e 51 anos da primeira turma de formandos. A solenidade em homenagem à faculdade será realizada às 20h, na sede do Conselho Regional de Medicina. Mais de 90 professores aposentados receberão medalhas comemorativas.

Os professores falecidos serão homenageados em outra oportunidade, com aposição de placa no Hospital Universitário, palestra sobre a história da Faculdade de Medicina e outros eventos que irão ocorrer ao longo deste ano. “Os 57 anos da Faculdade de Medicina confundem-se com a própria história da medicina no estado de Alagoas. Dela saíram nomes que engrandecem a medicina e prestam serviço a nossa sociedade”, ressalta a professora Ana Dayse Dórea, reitora da Ufal e ex-aluna do curso.

Ao longo dos 57 anos de existência, o curso de medicina da Ufal se consolidou como um dos mais atuantes da região não só pela grande procura, mas também pelos projetos que desenvolve com foco na saúde pública e coletiva. Após reformas administrativa e curricular, a Faculdade de Medicina ganhou mais autonomia em 2006. A diretora Rosana Vilela enfatiza que a partir daí o foco do curso passou a ser a busca, o incentivo e o investimento na formação humanista dos futuros médicos.

Em 2006, a médica e professora da universidade, Ângela Canuto, lançou o livro Faculdade de Medicina de Alagoas: História de Luta e Esperança. A obra apresenta informações sobre o primeiro vestibular, realizado em fevereiro de 1951, onde se inscreveram 47 candidatos para as 40 vagas oferecidas. No entanto, só 15 concorrentes foram aprovados. (Assessoria de Comunicação da Ufal)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página