Língua Portuguesa
Aluna da sétima série de uma escola situada na periferia, Priscila foi destaque na cidade. “A experiência de chegar à semifinal da olimpíada, além de elevar a autoestima, fez melhorar o relacionamento dela com os professores, colegas de classe e até com os próprios pais”, conta Rita de Cássia Ferreira, professora de Priscila à época, que participou da competição junto com a menina.
Rita acredita que a participação na olimpíada contribuiu para sua formação como educadora. “Enriqueci minha prática em sala de aula, a partir do material pedagógico da olimpíada, enviado a cada escola participante”, relata. A professora afirma que permaneceu usando o material, mesmo fora da época da competição, e o distribuiu para os colegas. “Incentivo todos a participarem este ano.”
A Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que ocorre a cada dois anos, está em sua segunda edição. O objetivo é contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A primeira, realizada em 2008, alcançou 6 milhões de alunos. O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Na edição de 2008, o número de professores inscritos na olimpíada – de 55.570 escolas, em 5.445 municípios brasileiros – chegou a 202.280. Na Bahia, o total de escolas que se inscreveram na competição foi de 4.988. Chegaram à etapa semifinal 31 professores baianos, cada qual com seu aluno.
Uma das novidades este ano é a participação de estudantes matriculados no nono ano (ou oitava série) do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas. Eles concorrerão com textos do gênero crônica.
As demais categorias permanecem como em 2008 — quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) participarão com textos do gênero poesia; sétimo e oitavo anos (sexta e sétima séries), gênero memórias literárias. No ensino médio, os alunos do segundo e do terceiro anos devem concorrer com artigos de opinião.
O tema para as redações em todas as categorias é O lugar onde vivo. O objetivo do tema é valorizar a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Em 2010, uma coleção didática da olimpíada foi enviada para todas as escolas públicas do Brasil. O material é composto por cadernos de orientação ao professor, que propõem uma sequência didática para o ensino da leitura e composição de texto, coletânea de textos e CD-Rom multimídia para quatro diferentes gêneros textuais (poema, memórias, artigo de opinião e crônica).
Alunos e professores participarão de etapas escolares, municipais, estaduais e regionais e da nacional. Serão selecionados 500 textos semifinalistas na etapa estadual, 152 na regional e 20 na nacional.
Tanto o estudante quanto o docente serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.
Para que os docentes se inscrevam, as secretarias estaduais e municipais precisam aderir ao concurso. As adesões e inscrições poderão ser feitas pela internet, até o dia 7 de junho, na página eletrônica do Cenpec.
Assessoria de Comunicação Social
Acompanhe a Olimpíada de Língua Portuguesa
Participar da olimpíada enriquece a experiência de professores e alunos
Aluna da sétima série de uma escola situada na periferia, Priscila foi destaque na cidade. “A experiência de chegar à semifinal da olimpíada, além de elevar a autoestima, fez melhorar o relacionamento dela com os professores, colegas de classe e até com os próprios pais”, conta Rita de Cássia Ferreira, professora de Priscila à época, que participou da competição junto com a menina.
Rita acredita que a participação na olimpíada contribuiu para sua formação como educadora. “Enriqueci minha prática em sala de aula, a partir do material pedagógico da olimpíada, enviado a cada escola participante”, relata. A professora afirma que permaneceu usando o material, mesmo fora da época da competição, e o distribuiu para os colegas. “Incentivo todos a participarem este ano.”
A Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que ocorre a cada dois anos, está em sua segunda edição. O objetivo é contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A primeira, realizada em 2008, alcançou 6 milhões de alunos. O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Na edição de 2008, o número de professores inscritos na olimpíada – de 55.570 escolas, em 5.445 municípios brasileiros – chegou a 202.280. Na Bahia, o total de escolas que se inscreveram na competição foi de 4.988. Chegaram à etapa semifinal 31 professores baianos, cada qual com seu aluno.
Uma das novidades este ano é a participação de estudantes matriculados no nono ano (ou oitava série) do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas. Eles concorrerão com textos do gênero crônica.
As demais categorias permanecem como em 2008 — quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) participarão com textos do gênero poesia; sétimo e oitavo anos (sexta e sétima séries), gênero memórias literárias. No ensino médio, os alunos do segundo e do terceiro anos devem concorrer com artigos de opinião.
O tema para as redações em todas as categorias é O lugar onde vivo. O objetivo do tema é valorizar a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Em 2010, uma coleção didática da olimpíada foi enviada para todas as escolas públicas do Brasil. O material é composto por cadernos de orientação ao professor, que propõem uma sequência didática para o ensino da leitura e composição de texto, coletânea de textos e CD-Rom multimídia para quatro diferentes gêneros textuais (poema, memórias, artigo de opinião e crônica).
Alunos e professores participarão de etapas escolares, municipais, estaduais e regionais e da nacional. Serão selecionados 500 textos semifinalistas na etapa estadual, 152 na regional e 20 na nacional.
Tanto o estudante quanto o docente serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.
Para que os docentes se inscrevam, as secretarias estaduais e municipais precisam aderir ao concurso. As adesões e inscrições poderão ser feitas pela internet, até o dia 7 de junho, na página eletrônica do Cenpec.
Assessoria de Comunicação Social
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Olimpíada de Língua Portuguesa