Estudantes criam software para regulação inteligente de leitos em hospitais
Sistema informatizado foi apresentado em evento realizado na Universidade Federal do Rio Grande
Alunos da Universidade Federal do Rio Grande apresentam o sistema durante Hackathon da Saúde (Foto: Divulgação/Ebserh)
Regular de forma inteligente e informatizada o funcionamento de leitos em hospitais. Foi pensando assim que alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande desenvolveram o Regula HU, software intuitivo que não apenas regula os leitos como também gera uma série de informações importantes: tempo de ocupação, custos da internação e momento da alta.
O sistema promete emitir alertas de pendências para as equipes assistenciais e tem a possibilidade – ainda a ser avaliada – de integração com sistemas como o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), o que facilitaria o acesso às informações de todos os leitos em apenas uma tela. Desde 2009, o aplicativo apoia a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários federais e permite a criação de indicadores nacionais.
Entre as vantagens do Regula HU estão:
- Automação de processos manuais;
- Otimização e segurança no fluxo de comunicação;
- Visibilidade dos processos;
- Indicadores para a central de custos;
- Maior qualidade na assistência ao paciente e;
- Agilidade na execução de tarefas.
A tecnologia foi destaque no 1º Hackathon da Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, promovido pelo Hospital Universitário de Rio Grande (HU-Furg) de 18 a 21 de outubro. Com o tema “Trilhando Caminhos da Inovação para a Saúde”, o evento reuniu, na fase final, oito propostas com soluções para a área de Atenção à Saúde do HU-Furg.
Segundo a diretora de Tecnologia da Informação da Ebserh, Simone Scholze, eventos como o Hackathon são positivos e estimulam inovações na Rede Ebserh. “Nosso intuito é dar cada vez mais espaço para iniciativas como essa, que podem ser incorporadas em todos os hospitais e trazer grandes benefícios ao serviço público”, destacou.
Além de soluções na área de regulação de leitos, foram apresentadas propostas para agendamento de consultas em articulação com o gestor de saúde, rastreamento de prontuários, controle de acesso e unificação de dados, acompanhamento das cirurgias em tempo real e monitoramento dos pacientes internados.
Para o gerente de Atenção à Saúde do HU, Fábio Lopes, os trabalhos apresentados são interessantes e passíveis de serem implantadas. “Iremos analisar todas as contribuições para implantar melhorias em nossa gestão, trazendo inovação e qualificação ao trabalho que realizamos”, observou.
Ebserh – A empresa foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh