Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Projeto orienta sobre amamentação segura em tempos de pandemia
Início do conteúdo da página
Rede Ebserh

Projeto orienta sobre amamentação segura em tempos de pandemia

  • Quarta-feira, 29 de abril de 2020, 11h33

Atividade tem participação dos alunos da graduação, pós-graduação e profissionais de saúde da UFRN


A Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), disponibilizou um material informativo para as mães que estão amamentando durante a pandemia de Covid-19. Produzido por meio de um projeto de extensão desenvolvido na instituição, o infográfico tem o objetivo de instruir as mulheres no pós-parto.

Antes da pandemia, as informações do projeto “Atenção à saúde das mulheres no puerpério imediato” da maternidade eram repassadas presencialmente.

“Esse projeto ocorre desde 2014, três vezes por semana, na Maternidade. Além da assistência, há orientações sobre diversos temas como disfunções envolvendo os músculos do assoalho pélvico, doenças sexualmente transmissíveis, posturas na amamentação e no cuidado com o recém-nascido”, explicou a fisioterapeuta e coordenadora do projeto, Maria Thereza Albuquerque. Confira o material completo aqui.

Amamentação e Covid-19 – A maternidade da UFRN também preparou informações sobre amamentação para mães lactantes que estejam com Covid-19. A mãe infectada deve ser orientada a observar as medidas de segurança, com o propósito de reduzir o risco de transmissão do vírus por meio de gotículas respiratórias durante o contato com a criança, incluindo a amamentação. Eis as dicas:

  • lavar as mãos por pelo menos 20 segundos antes de tocar o bebê ou antes de retirar o leite materno (extração manual ou na bomba extratora);
  • usar máscara facial (cobrindo completamente nariz e boca) durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação;
  • a máscara deve ser imediatamente trocada em caso de tosse ou espirro ou a cada nova mamada;
  • em caso de opção pela extração do leite, devem ser observadas as orientações disponíveis na cartilha para a mulher trabalhadora que amamenta, elaborada pelo Ministério da Saúde;
  • seguir rigorosamente as recomendações do fabricante para efetuar a limpeza das bombas de extração de leite após cada uso;
  • deve-se considerar a possibilidade de solicitar a ajuda de alguém que esteja saudável para oferecer o leite materno em copinho, xícara ou colher ao bebê;
  • é necessário que a pessoa que vá oferecer leite ao bebê aprenda a fazer isso com a ajuda de um profissional da saúde.

Atuação da Rede Ebserh  Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Educação e da Saúde, tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. 

Em algumas regiões, as unidades da Ebserh têm atuado como hospitais de referência no enfrentamento à Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

A Ebserh também tem treinado funcionários da Rede, promovendo webaulas, definindo de fluxos e instituindo câmaras técnicas de discussões com especialistas.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh

X
Fim do conteúdo da página