Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Emissora do MEC dedica manhãs exclusivamente às crianças
Início do conteúdo da página
TV Escola

Emissora do MEC dedica manhãs exclusivamente às crianças

  • Quarta-feira, 31 de janeiro de 2018, 18h51

Diariamente a TV Escola exibe das 7h às 11h programas exclusivos para crianças, o que faz dela a única emissora aberta no Brasil a dedicar o turno da manhã a programação infantil. Para rechear ainda mais essas horas, novas estreias estão previstas, entre desenhos, animações, séries e documentários produzidos no Brasil e no exterior. Todos voltados à faixa etária dos 3 aos 10 anos.

Nesta segunda-feira, 5, às 9h, entra no ar Mouk, personagem de desenho que, junto com seu amigo Chavapa, viaja o mundo de bicicleta. De Tóquio a Nova York, da Austrália a Madagascar, passando pela Grécia, esses dois amigos conhecem habitantes de todas as partes do planeta, com a aventura sempre batendo à porta. Mouk será exibido de segunda a sexta, sempre no mesmo horário.

Também na segunda estreia o desenho Hidro e Fluido, duas cápsulas de água que fogem do laboratório após ganhar vida em um experimento que deu errado. A cada episódio os personagens fazem experimentos com água que podem ser reproduzidos em casa. O propósito é encorajar a curiosidade das crianças por meio da comédia e da diversão. Hidro e Fluido será exibido nas segundas, quartas e sextas às 10h, tendo reprise nos sábados e domingos, às 11h.

Já até o final de março, entram no ar Mig Disse, que traz uma coleção de poemas para crianças em idade pré-escolar sobre o mundo no qual elas estão crescendo; Agi Bagi, um planeta de dois lados e habitado por tribos que cuidam muito bem das plantas e animais e que, sem saber, trabalham juntas para preservar o ecossistema integrado, e Picnic com Bolo, no qual o senhor e senhora Dog cozinham deliciosos bolos para um picnic com todos seus amigos animais.

Também está prevista para este mês a estreia de Chico na Ilha dos Jurubebas, uma animação multiplataforma que, além do desenho na TV Escola, tem site próprio, game e material pedagógico de apoio aos pais e professores.  A história fala do ex-marinheiro Manu e de seu neto Chico. Todas as tardes, os dois viajam pelo portal construído por Manu e vivem aventuras fantásticas em um mundo imaginário, a Ilha dos Jurubebas.

Em 19 de março chega O Pequeno Mundo Humano, produto da BBC, que visita crianças de diferentes países para conhecer suas casas, esperanças e modo de viver. Cada episódio explora um tema pelos olhos infantis ao redor do mundo, mostrando diferentes cotidianos. As exibições serão nas segundas, quartas e sextas, às 10h30, com reprise nos sábados e domingos, às 11h30.

Igualmente com muita aventura é Um longo, longo feriado, que vale ser aguardado pelos pequenos. A série reconta o dia a dia de dois irmãos, um menino e uma menina, que, ainda crianças, são deixados pelos pais na casa dos avós, perto da costa da Normandia para passar algumas semanas. Isso ocorre, porém, durante o começo da Segunda Guerra Mundial. À medida que o conflito se intensifica, essas semanas se tornam anos, mas apesar da guerra, eles vão experimentar maravilhosas aventuras.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página