Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes vão para a cozinha aprender história e sociologia segundo a visão de Gilberto Freyre
Início do conteúdo da página
Trilhas da Educação

Jogos de tabuleiro ajudam alunos de escola de MG em diferentes disciplinas

  • Sexta-feira, 04 de outubro de 2019, 13h03

Uma viagem ao mundo lúdico e criativo para aprender Matemática, Física, Biologia e Língua Portuguesa. Essa é a história do projeto Ludo Aprendiz, realizado em uma escola pública, em Minas Gerais, que usa tabuleiros para deixar as aulas mais atrativas e estimular as discussões com mais leveza.

Essa surpreendente experiência do conhecimento acontece quando o estudante vê o jogo de tabuleiro, ele quer saber como funciona e quais são as regras. Isso foi notado pelo professor de Filosofia, Felipe Pinheiro, da Escola Estadual Ari da Franca, em Belo Horizonte.

Pinheiro percebeu a reação dos alunos ao levar alguns jogos que tinha em casa para a sala de aula e decidiu relacionar ao conteúdo de estudo. “Era mais para aguçar a curiosidade deles e acabei vendo um potencial de como isso gerava engajamento e interesse”, explicou o professor Felipe Pinheiro.

O projeto entrou em cena na escola no ano passado. E foi para ficar de vez. O professor Felipe é um estudioso do universo lúdico e está animado com o crescimento do projeto, que já apresenta resultados: o ambiente ficou mais agradável e a evasão escolar diminuiu.

“Já no início do projeto houve mudança de comportamento significativa. Vi que era algo que mantinha estudante dentro da escola e poderia agregar a parte do estudo em si. A gente pesou na criação dos jogos e na nossa escola, e a gente viu mudança significativa no final das contas”, afirma o professor.

Saiba mais – Os jogos de tabuleiro que ensinam Matemática, Física, Biologia e Língua Portuguesa para estudantes de Minas Gerais são o tema da edição desta sexta-feira, 4 de outubro, do programa Trilhas da Educação, da Rádio MEC.

X
Fim do conteúdo da página