Abertas inscrições para intercâmbio Brasil-Cuba
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) está com inscrições abertas, até 31 de julho, para o programa em parceria com o Ministério da Educação Superior de Cuba. O objetivo do programa é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento.
O programa apóia projetos de pesquisa e cooperação científica entre instituições de ensino superior do Brasil e de Cuba que visem à formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e o aperfeiçoamento de professores. As propostas devem estar vinculadas a programas de pós-graduação avaliados pela Capes, preferencialmente com conceitos cinco, seis ou sete, e contemplar, em especial, a formação de doutorandos, pós-doutorandos e o aperfeiçoamento de professores e pesquisadores.
A equipe proponente deve ser composta de pelo menos dois doutores e ter sob sua coordenação professor ou pesquisador brasileiro com título de doutor há pelo menos quatro anos, de reconhecida competência na área.
Financiamento – O programa financia missões de trabalho e de estudos (bolsas). A Capes é responsável pelo pagamento das passagens aéreas dos brasileiros e custeio das atividades até o valor de R$ 3 mil. O governo de Cuba financia as passagens aéreas dos cubanos.
As missões serão custeadas pelo governo cubano, que ficará encarregado do alojamento, alimentação, transporte e assistência médica (em caso de emergência). A Capes pagará o seguro-saúde proporcional ao período de permanência no exterior dos brasileiros em missão de estudos. As missões de trabalho e de estudos para cubanos serão pagas pelo governo brasileiro, conforme o edital do programa.
Pela primeira vez desde sua criação, em 1996, será possível a inscrição pela internet. A medida estima um crescimento no número de inscritos. Mais informações na página eletrônica da Capes.
Repórter: Fátima Schenini