Inep orienta instituições federais de educação superior sobre o Sinaes
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) realizou nos dias 26 e 27 deste mês, em Florianópolis (SC), seminário sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), voltado para instituições federais das regiões Sul e Sudeste. Na ocasião, reitores e pró-reitores de instituições federais de educação superior receberam orientações e esclarecimentos a respeito das avaliações a que as instituições e os cursos de graduação do país serão submetidos no segundo semestre deste ano.
Além de apresentar as diretrizes e os princípios do Sinaes, o seminário serviu para promover, a 150 gestores participantes, uma reflexão sobre a nova sistemática de avaliação, com instrumentos externos (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, Avaliação Institucional e Avaliação dos Cursos) e internos (Auto-Avaliação). Neste sentido, foi dado destaque para a importância da implantação deste processo na melhoria da qualidade da educação superior brasileira e na democratização do acesso a este nível de ensino.
Além da aplicação do Enade, que o Inep realiza desde 2004, também já estão ocorrendo, no âmbito do Sinaes, as auto-avaliações por parte das próprias instituições. E foi confirmado o dia 30 de agosto como prazo final para a entrega dos relatórios.
Seminário – Mas, antes desta data, o Inep ainda organizará mais um seminário sobre o Sinaes, desta vez voltado para as instituições federais de educação superior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O evento está marcado para os dias 14 e 15 de agosto, em Salvador (BA), e terá a participação de aproximadamente 200 gestores, além de integrantes do Inep, do Ministério da Educação e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), entre outros. (Assessoria de Imprensa do Inep)