Censo Escolar 2007 pesquisará inclusão social e diversidade
A partir do próximo ano, o censo escolar vai contemplar perguntas relativas à inclusão social e à diversidade na escola. Os novos questionamentos abordarão temas como meio ambiente, combate à violência contra crianças e adolescentes, identidade cultural, questões étnico-raciais, de gênero e orientação sexual.
Com esses novos dados será possível propor programas e projetos para a promoção, permanência e sucesso de grupos sociais menos favorecidos em todas as etapas do ciclo estudantil. Os novos temas foram determinados por pesquisas realizadas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), que detectaram problemas de desigualdade nas escolas quanto ao acesso, permanência e sucesso de alunos afrodescendentes e indígenas.
“Os resultados do censo ajudarão na criação de políticas públicas educacionais comprometidas com o fortalecimento de uma educação mais democrática e disposta a reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade de povos, culturas, tradições e de raça que o país possui”, afirma Jorge Telles, diretor de Avaliação e Informações Educacionais da Secad.
Além do financiamento de programas de inclusão social, o resultado dos novos levantamentos do censo escolar norteará o Ministério da Educação nos projetos de formação continuada de professores, na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos, e nos projetos especiais de atividades educacionais no contraturno (turnos, durante a semana, em que os alunos não estão em sala de aula) e finais de semana. É o caso do fortalecimento ao programa Escola Aberta, que promove a abertura de escolas públicas de ensino fundamental e médio localizadas em regiões urbanas de risco e vulnerabilidade social.
Em nível superior, a Secad desenvolve programas que combatem a exclusão étnica e racial, com financiamento de instituições de ensino. O Diversidade na Universidade financia instituições que possuem, além de 51% de afrodescendentes ou indígenas entre alunos matriculados, um ano de experiência na gestão de projetos educativos inovadores voltados para grupos socialmente desfavorecidos.
Karla Nonato