Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Encontro discute educação a distância no continente americano
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Um novo olhar sobre gravidez na adolescência

  • Quinta-feira, 04 de janeiro de 2007, 09h41
  • Última atualização em Quinta-feira, 28 de junho de 2007, 06h16

O projeto-piloto Educação e Gravidez na Adolescência vai capacitar mais 1,4 mil professores da rede pública sobre o tema em 2007. O objetivo é qualificar os educadores e produzir material didático sob uma nova perspectiva: a de que os adolescentes são sujeitos de sua sexualidade e com capacidade e responsabilidade para fazer escolhas.

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) assumiu a gestão do projeto com esse conceito inovador, embasado em pesquisas feitas por universidades públicas e consultores. Entre as conclusões surpreendentes dos estudos está o fato de que para algumas meninas a maternidade é desejada porque proporciona reconhecimento em seu meio social. E a exclusão da escola ocorre, muitas vezes, antes de se tornarem mães.

“Não se trata de prevenção simplesmente. Queremos instrumentalizar os jovens mostrando que há outros projetos de vida, para que eles tenham mais consciência no momento de tomar essa decisão”, explica a coordenadora- geral de Articulação Institucional da Secad, Rosilea Roldi Wille.

Em 2006, o Ministério da Educação repassou R$ 400 mil às 11 propostas selecionadas para esse fim oriundas de prefeituras municipais, governos estaduais, universidades públicas e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. A escolha obedeceu a critérios de regionalidade, mas garantindo pelo menos uma proposta por região do País.

Rosilea Wille observa que é a primeira vez que o Ministério da Educação enfrenta essa questão do ponto de vista institucional. A meta é fomentar a discussão e estudos que forneçam base conceitual, prevenir a evasão escolar e estimular os sistemas de ensino estaduais e municipais a enfrentar a questão

Dados do Ministério da Saúde dão a dimensão da questão, que está ligada à exclusão educacional das adolescentes. Mais de 27,5 mil meninas entre 10 e 14 anos tiveram filhos em 2002, cerca de 1% dos partos daquele ano. O número sobe para 302 mil, quase 10% dos nascimentos, quando a faixa etária é de mães entre 15 e 17 anos.

Juliana Meneses

Confira as notícias do Balanço 2006

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página