Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > É bola na rede na programação da TV Escola desta sexta-feira
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Pesquisa para avaliar participantes do Proep

  • Quinta-feira, 08 de março de 2007, 13h49
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 12h02

As 148 escolas profissionalizantes federais, estaduais e comunitárias inscritas no Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) terão de responder, até o próximo dia 30, à pesquisa de acompanhamento das escolas participantes do programa. O levantamento vai permitir a elaboração de um recorte do desempenho das escolas frente ao projeto, revelando quantos e quais cursos técnicos, tecnológicos e de formação inicial e continuada estão sendo ofertados, o número de matrículas preenchidas em 2006 e informações sobre os alunos beneficiados com gratuidade nas escolas comunitárias.

Em um segundo momento, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) utilizarão a mesma base da pesquisa para implementar um sistema de acompanhamento anual das escolas ligadas ao Proep. A direção do FNDE já começou a enviar a senha e o login para que os responsáveis pelas escolas possam acessar o Sistema de Informações, Pesquisa, Acompanhamento e Avaliação, disponível no sítio do órgão.

Programa — O Proep visa à implantação da reforma da educação profissional, determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Abrange tanto o financiamento de construção ou reforma e ampliação, aquisição de equipamentos de laboratórios e material pedagógico como ações voltadas para o desenvolvimento técnico-pedagógico e de gestão das escolas, como capacitação de professores e de pessoal técnico, implantação de laboratórios, de currículos e de metodologias de ensino e de avaliação inovadoras, flexibilização curricular, adoção de modernos sistemas de gestão que contemplem a autonomia, flexibilidade, captação de recursos e parcerias.

O programa decorre do acordo de empréstimo nº 1.052/0C-BR, assinado entre o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem vigência até maio de 2007. O valor total de investimentos é de US$ 312 milhões (aproximadamente R$ 620 milhões), dos quais 50% vieram do financiamento do BID e 50% de contrapartida do governo brasileiro. A lista das escolas que devem responder à pesquisa já está disponível.

Lucy Cardoso

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página