Software do FNDE vai a fórum internacional
Criado em 2006 pela área de tecnologia da informação (TI) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) para atender e acompanhar os pedidos feitos pelos diversos setores da autarquia, o Sistema de Gestão de Demanda (SGD) — uma ferramenta em software livre — despertou o interesse de diversos ministérios e órgãos do governo federal. Por orientação do Ministério do Planejamento, o FNDE patenteou a invenção e disponibilizou a ferramenta para a Casa Civil e o Ministério do Trabalho e Emprego. Agora, o sistema será apresentado ao mercado internacional de informática durante o 8º Fórum Internacional de Software Livre, de 12 a 14 de abril, em Porto Alegre. Na ocasião, uma equipe do FNDE vai apresentar, em estande próprio, o funcionamento do SGD, suas vantagens e os benefícios para quem o utilizar.
No fórum, o inventor da ferramenta, Rogério de Souza Leitão, fará palestra sobre as etapas de criação do software, a forma como as empresas devem se organizar no planejamento e execução de suas demandas internas, utilizando o SGD para atender às necessidades de TI, e a relação custo/benefício que o sistema proporciona aos órgãos públicos e à iniciativa privada.
Funcionamento — A ferramenta surgiu da necessidade da Coordenação de Tecnologia da Informação do FNDE acompanhar as solicitações de serviços de todas as áreas do órgão, avaliando a complexidade e a necessidade das demandas e a qualidade do serviço prestado. Depois de fazer a solicitação de serviço, o técnico acompanha a execução do trabalho pelo próprio sistema, disponível na intranet do FNDE.
De acordo com a complexidade da demanda e da área a ser atendida, o serviço é distribuído aos técnicos de informática, que montam um cronograma de trabalho. O sistema aponta quando o serviço está em dia, em atraso ou suspenso e as razões para essas ocorrências. “Embora tenha sido desenvolvido para a área de TI, o sistema pode ser aplicado em outras atividades, como gerência de pessoal, ou mesmo usado por empresas privadas prestadoras de serviços”, diz Roberto Craveiro, coordenador-geral de Tecnologia da Informação do FNDE.
Em uso na autarquia há oito meses, o SGD se mostrou eficiente na qualidade do atendimento e na melhor aplicação de recursos públicos. “Com o sistema, podemos otimizar o trabalho de nossos técnicos e a utilização dos equipamentos disponíveis, além de fazer uma previsão de custos para a execução dos serviços”, afirma José Carlos Freitas, diretor de Administração e Tecnologia do FNDE.
Lucy Cardoso