Funcionamento da Prova Brasil
A Prova Brasil, que será aplicada entre 5 e 20 de novembro nas escolas públicas urbanas, avalia a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.
Amaury Gremaud, diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirma que o questionário socioeconômico preenchido pelos alunos fornece informações sobre fatores de contexto associados ao desempenho. Há, também, um questionário específico para professores e diretores das turmas e escolas avaliadas, que coleta dados demográficos, perfil profissional e condições de trabalho.
Para a Prova Brasil, foram confeccionados 21 tipos diferentes de cadernos de prova para cada série. Cada aluno responde a apenas um caderno; assim, dois alunos não necessariamente respondem às mesmas questões.
Cada caderno de prova tem quatro blocos, dois de língua portuguesa e dois de matemática. Os testes são de múltipla escolha, com quatro ou cinco alternativas de resposta para cada questão e apenas uma correta. Para os alunos de 4ª série, são 22 itens de português e mais 22 de matemática. Já para os estudantes de 8ª série, são 26 itens de português e 26 de matemática. O tempo total estipulado para a realização das provas é de duas horas e trinta minutos.
Elaboração — A Prova Brasil é elaborada de matrizes de referência sistematizadas num documento, que descreve as habilidades a serem avaliadas, o conteúdo das disciplinas e séries e as orientações para a elaboração das questões.
A construção das matrizes de referência teve como base a consulta aos parâmetros curriculares nacionais e às propostas curriculares dos estados brasileiros e de alguns municípios, explica Gremaud. Professores das redes municipal, estadual e privada na 4ª e 8ª série do ensino fundamental, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática foram consultados. Os livros didáticos mais usados foram examinados também. Em seguida, foram incorporadas análises de professores e especialistas nas áreas do conhecimento avaliadas.
As matrizes estão divididas em tópicos ou temas e subdivididas em descritores. O descritor é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos que mostram certas competências e habilidades. Por isso, especifica o que cada habilidade implica; ele é utilizado como base para a construção dos itens de testes de cada disciplina. Cada descritor dá origem a diferentes itens e, a partir das respostas, verifica-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram. “As matrizes de referência não podem ser confundidas com as matrizes curriculares, pois não englobam todo o currículo escolar, nem com procedimentos ou estratégias de ensino”, diz Gremaud. “O Inep faz um recorte com base no que pode ser aferível por meio dos instrumentos utilizados na Prova Brasil.”
Letícia Tancredi
*Matéria republicada com correção de dados