Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Seminário reúne gestores para tratar da implantação de energia e internet em Fernando de Noronha
Início do conteúdo da página
Diversidade

Lula diz a jovens pernambucanos que não percam oportunidade de estudar e crescer na vida

  • Quarta-feira, 20 de julho de 2005, 12h24
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 09h23


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo aos jovens para que não percam as oportunidades de estudar e crescer na vida. O pedido foi feito durante a aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem, em Recife, com a participação de mais de 1.200 estudantes.

"Esse programa é uma voz dizendo para vocês, não se entreguem. Vamos à luta, levantem a cabeça", disse Lula à platéia. Em um discurso improvisado, o presidente contou sua história desde o momento em que deixou sua cidade natal, Garanhuns, no sertão de Pernambuco, e os obstáculos enfrentados em São Paulo.

Ao relatar sua trajetória, Lula disse que seu desafio era levar esperança para os jovens sem estudo, a quem chamou de "meus filhos". "A minha vida é um exemplo de que todos vocês, independente do sexo, religião, da cor, todos vocês podem chegar onde eu cheguei. Podem ter uma profissão", afirmou. "Na pior situação, quando vocês ficarem descrentes de tudo, pensem em Deus. Levante a cabeça. Eu não vou me entregar. Eu vou vencer e eu vou estudar", acrescentou.

Lula destacou, porém, que os jovens precisam se esforçar para crescer na vida. "Isso depende da boa vontade de cada um de vocês. Depende de vocês agarrar essa oportunidade", disse.

O ProJovem visa a beneficiar jovens de 18 a 24 anos que não concluíram a 4ª série do ensino fundamental. Em um ano, eles vão concluir o ensino fundamental, aprenderão uma profissão e irão prestar um serviço comunitário. Cada aluno vai receber ajuda financeira de R$ 100 por mês.

(Agência Brasil)



 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página