Seminário forma gestores e educadores para o Programa Educação Inclusiva
A Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) realiza, entre os dias 3 e 5 de agosto, no Hotel Saint Paul, em Brasília, o Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, destinado a 38 municípios-pólo que passam a integrar o programa. O objetivo do evento é disseminar, aprofundar e fortalecer as políticas de educação inclusiva definidas pelo MEC.
Durante três dias, dois representantes de cada um dos 38 municípios-pólo receberão informações sobre o Programa de Educação Inclusiva, os marcos legais, as concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo, além de debater o atendimento educacional especializado e apresentar experiências dos municípios.
Multiplicadores – A partir do seminário, os gestores e educadores terão como tarefa aplicar a educação inclusiva em seus municípios e exercer o papel de multiplicadores na área de abrangência daquele pólo. De acordo com a coordenadora-geral de articulação da política de inclusão da Seesp, Denise Oliveira Alves, o Programa de Educação Inclusiva já está implantado em 106 municípios-pólo e a meta é atingir 83,5% dos 5.562 municípios do país em 2006.
O seminário será aberto na próxima quarta-feira, 3, às 8h30, pela secretária da Seesp, Cláudia Dutra. O programa já está disponível no Portal MEC.
Repórter: Ionice Lorenzoni