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Diversidade

Ceará vai diplomar 144 professores indígenas

  • Terça-feira, 09 de agosto de 2005, 07h58
  • Última atualização em Terça-feira, 05 de junho de 2007, 06h02

Após cinco anos de formação de dois grandes grupos de professores indígenas no Ceará, 144 serão diplomados nesta quarta-feira, 10, na Secretaria Estadual de Educação, em Fortaleza. A cerimônia contará com a presença do coordenador-geral de Educação Escolar Indígena do MEC, Kleber Gesteira.

O MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apoiou técnica e financeiramente a realização deste curso, prestando assessoria político-pedagógica e financiando parte dos custos (translado, alimentação, alojamento e remuneração de docentes) de várias etapas de ensino presencial ao longo do processo de formação.

O Ceará tem mais de cinco mil estudantes indígenas em 50 escolas, em vários municípios. Para atender a esta demanda, que cresce mais de 5% ao ano, a formação de professores é fundamental. E eles devem ser indígenas, pois o projeto educacional do MEC prioriza o respeito à diversidade e às individualidades, preferindo, portanto, que os alunos tenham aula com educadores que conheçam sua história, seus costumes, que falem sua língua (nos sentidos literal e figurado). O mesmo princípio vale para o material didático.

Até o final da década de 1990, o Ceará não contava com professores indígenas formados em magistério específico. A conclusão deste primeiro curso é uma grande conquista dos povos indígenas do estado, possibilitado pela estreita colaboração do MEC com a secretaria estadual, com apoio da Funai e de organizações indígenas locais.

Além da formação de professores, o Ministério da Educação também está apoiando a construção de mais quatro escolas indígenas no Ceará, nos municípios de Caucaia, Poranga, Tremembé e Aratuba. A escola deste último está em fase de conclusão e as demais estão prontas, aguardando apenas a inauguração.

Guarani – Outro evento relacionado à educação escolar indígena desta semana é a reunião de avaliação e planejamento dos coordenadores indígenas e não-indígenas do Protocolo de Cooperação Guarani. Será realizada nesta terça, 9, e quarta–feira, 10, no Conselho Nacional de Educação, em Brasília.

O MEC construiu o protocolo com o objetivo de articular as ações das secretarias estaduais do RS, SC, PR, SP, RJ e ES (com participação da Funai) e garantir a formação de professores indígenas Guarani para trabalhar nas aldeias deste povo, que se distribui por todo o litoral dos seis estados. O objetivo da reunião é avaliar o desenvolvimento das ações em 2004 e 2005 e elaborar um plano de trabalho para os próximos 17 meses.

Repórter: Julio Cruz Neto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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